Seminário apresenta hoje pesquisa na área de imunoquímica de toxinas

O programa do Mestrado Profissional da Funed realiza seminários semanais, abertos ao público, com a apresentação de pesquisas produzidas na instituição na área de biotecnologia. No evento de hoje, 25 de março, a pesquisadora e professora do Mestrado Clara Guerra Duarte apresentará a linha de pesquisa do Laboratório de Toxinologia Molecular, que trabalha com a caracterização dos venenos para compreensão dos seus componentes relevantes tanto para a toxicidade quanto para a aplicação biotecnológica. O evento acontece às 13h no Auditório Central da Funed.

Clara Guerra apresentará seu trabalho na área da imunoquímica de toxinas, que tenta entender as moléculas dos venenos e como elas interagem com o sistema imunológico humano. O objetivo da pesquisa é buscar a melhoria dos soros antivenenos, através da definição dos seus componentes mais importantes a serem neutralizados, e da reprodução sintética desses componentes de forma a estimular a produção de anticorpos que sejam mais específicos para neutralizar a ação desses componentes.

O soro é produzido da mesma forma desde o século 19: o veneno é injetado em cavalos, que produzem anticorpos que são então utilizados na produção do soro. Esse processo é complicado, seja pela pequena quantidade de veneno produzido por cada animal ou pela dificuldade em se fazer a extração de algumas espécies. Ao se utilizar moléculas sintéticas, é possível minimizar o gasto com a manutenção dos animais peçonhentos em cativeiro, as dificuldades de extração e a toxicidade da substância injetada no cavalo.

É uma forma de modernizar a produção através da biotecnologia, e a Funed caminha nesse sentido. Em escala laboratorial, já é possível realizar a produção dessa forma, mas em nenhum lugar do mundo ela foi implementada em escala industrial. As pesquisas do Laboratório de Toxinologia Molecular podem, no futuro, levar a essa modernização do processo de produção do soro.

O primeiro seminário do Mestrado foi realizado na semana passada, com a apresentação feita pela pesquisadora Luciana Silva, do Laboratório de Biologia Celular. Nesses primeiros seminários, os pesquisadores do corpo docente do Mestrado apresentarão suas linhas de pesquisa, para que os alunos novos possam conhecê-las e também para que o público externo e servidores de outras áreas possam tomar conhecimento do que acontece na Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Ao longo do semestre, palestrantes externos também participarão dos seminários.

Confira aqui a programação dos Seminários do Programa de Mestrado em Biotecnologia da Funed.

Publicado em: 25 de março de 2019 09:34

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:49