Funed divulga balanço de exames de dengue

A dengue tem sido uma das maiores preocupações relacionadas à saúde pública em Minas Gerais. A Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (RELSP) são os únicos que fazem os exames de dengue pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no estado. Para definir o diagnóstico laboratorial de dengue, a Funed realiza exames de sorologia (ELISA), isolamento viral e RT-PCR em tempo real. Até 28 de maio de 2019, a Funed e os laboratórios da Rede receberam mais de 50 mil amostras enquanto que, em 2018, foram 24 mil resultados de dengue liberados durante todo o ano.

Devido à alta demanda, o órgão adquiriu 600 kits para o exame de sorologia, que têm a capacidade para realizar 57.600 testes. Em virtude do aumento de casos suspeitos e do retorno da circulação do vírus da “dengue tipo 2” (sorotipo DENV2) em Minas Gerais, no planejamento para 2019 a instituição decidiu comprar os kits para os exames, explicou o chefe do Serviço de Virologia e Riquetsioses, Marcos Vinícius Ferreira Silva. “Desde 2011, os quatro sorotipos da dengue foram identificados no Estado, porém com predomínio da circulação do DENV1. Em 2018, pelo isolamento viral e o PCR, a Funed identificou um aumento no número de casos de DENV2, sendo que em 2019, este passou a ser o sorotipo predominante. A partir deste cenário epidemiológico, a Fundação fez o seu planejamento”. Em 2019, 95% das amostras positivas para dengue foram identificadas como DENV2.

Rede Estadual de Laboratórios de Saúde Pública

Atulamente, a Funed é responsável pela coordenação do diagnóstico em todos os laboratórios da rede, realizando controle de qualidade, distribuindo kits e outros insumos e assessorando quanto à realização dos exames.

Os kits são distribuídos para os cinco laboratórios macrorregionais nas cidades de Juiz de Fora, Montes Claros, Pouso Alegre, Uberaba e Teófilo Otoni.

Belo Horizonte, Barbacena, Betim, Contagem,  Nova Lima, Uberlândia, Sete Lagoas, Ribeirão das Neves e Unaí também têm laboratórios municipais credenciados que receberam os kits para a descentralização dos exames, conforme tabela abaixo.

Quantidade de exames realizados e kits de sorologia (ELISA) encaminhados em 2019:

*Laboratórios Macrorregionais

Quantidade de exames realizados – PCR:

Quadro comparativo dos exames laboratoriais realizados pela Funed:

Priscilla Sayuri Fujiwara

Publicado em: 29 de maio de 2019 17:41