Ciência em Movimento chega a Lagoa Dourada

Os moradores de Lagoa Dourada poderão visitar o Programa Ciência em Movimento nesta semana, uma iniciativa da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Fundação Ezequiel Dias (Funed). A cidade receberá as exposições entre os dias 5 e 8 de junho, na Quadra Poliesportiva do Parque de Exposições de Lagoa Dourada – Rua Ernesto Queiroz, SN, Centro.

Só em 2018, o Programa, que foi criado em 2012, visitou mais de 21 cidades mineiras, de todas as regiões do estado e, no mês passado, realizou sua primeira viagem interestadual. Com o objetivo de difundir o conhecimento científico e tecnológico por meio de linguagem lúdica e popular, o Programa conta a história da Funed e aborda temas relacionados a serpentes, aracnídeos e abelhas, além de utilizar jogos diversos inerentes aos temas expostos.

Lagoa Dourada é uma típica cidade mineira, localizada no planalto oriental brasileiro, atual região do Campo das Vertentes. A cidade ficou nacionalmente conhecida pelo seu rocambole, um tipo de pão de ló recheado com doce e por fazer parte da Estrada Real. Com aproximadamente 12 mil habitantes, é o município com maior pecuária leiteira da região, além de importante produtor de hortigranjeiros.

Segundo informações da Prefeitura da cidade, bem no centro de Lagoa Dourada está a Praça das Vertentes. A praça foi idealizada para marcar uma particularidade da cidade e também um fenômeno único do Brasil: o divisor de águas de duas grandes bacias, dos rios São Francisco e Paraná, dentro de um perímetro urbano.

O Programa Ciência em Movimento é pioneiro em Minas Gerais e o único que promove a troca de informações fundamentais para o controle dos acidentes por animais peçonhentos, agravo identificado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como doença negligenciada. Dessa forma, a Funed se aproxima do cidadão e contribui para a melhoria da qualidade de vida da população.

Serviço

Exposições do Programa Ciência em Movimento

Temas: serpentes, aranhas, escorpiões, abelhas, dengue, leishmaniose, videoteca e oficinas de arte.

Local: Quadra Poliesportiva do Parque de Exposições de Lagoa Dourada – Rua Ernesto Queiroz, SN, Centro.

Data e horário: 5 a 7/6 – das 8h às 12h e das 13h30 às 17h

                                 8/6 – das 8h às 12h

Daniel Nolasco

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 05 de junho de 2019 11:11

Última atualização: 05 de junho de 2019 11:44