Exposição da Biblioteca da Funed mostra a publicidade de medicamentos do início do século XX

 

A propaganda é uma das principais ferramentas de marketing nas empresas de qualquer segmento. No mercado farmacêutico não é diferente – é a ferramenta de gestão responsável por comunicar a eficácia e a segurança do produto. Como, então, é vista a propaganda no mercado farmacêutico de ontem e de hoje? Pensando nesta questão que a Biblioteca da Fundação Ezequiel Dias planejou a exposição “Vendendo saúde no inicio do século XX”.

Pensando nesta evolução da publicidade, a Biblioteca da Fundação Ezequiel Dias organizou a exposição “Vendendo saúde no início do século XX”. A partir de seu acervo, foram selecionados diversos periódicos da área médica do início do século XX, com o objetivo de resgatar as propagandas veiculadas nas revistas da época e uma série de curiosidades sobre a promoção de produtos para a saúde, que tinham como estratégia o exagero e a excentricidade.

As publicações médicas traziam no seu conteúdo além dos artigos científicos a promoção e popularização das drogas medicinais. Muitas propagandas prometiam a cura instantânea, um mesmo produto podia curar dores, feridas na pele, hemorroidas, bronquite, enfim, curavam tudo. Outras propagandas utilizavam uma linguagem extremamente técnica com resultados e objetivos práticos, mas sem perder a criatividade na construção dos enredos.

Inicialmente os anúncios eram veiculados somente em textos que falavam das características quase sempre milagrosas dos produtos, indicando endereços onde se pudessem adquirir os produtos farmacêuticos. Depois, vieram os anúncios um pouco mais elaborados, com imagens às vezes pintadas à mão por artistas famosos à época – apresentando, então, ao consumidor a identidade visual daquele produto ou da empresa que o fabricava.  Sendo assim, as propagandas representam o testemunho de uma época.

A exposição ficará no hall do prédio principal até o dia 27 de junho.

Serviço: 
Exposição “Vendendo saúde no inicio do século XX”
Data: 3 a 27/6/2019
Horário: segunda a sexta, das 8h às 16h
Local: Prédio Principal – Funed

 

Visita ao acervo científico da Biblioteca da Funed

Para quem?
Pesquisadores e estudantes que estão à procura de informações sobre o desenvolvimento da ciência e o progresso da saúde pública no Brasil e no mundo

O que você irá conhecer?
Livros e revistas nas áreas de ciência e tecnologia, além de obras de referência, dicionários, manuais, códigos farmacêuticos, guias e catálogos técnicos estão disponíveis para consulta.

Precisa agendar?
Não. Atenção ao horário de funcionamento.

Horário de vistas
Segunda a sexta-feira
Das 7h30 às 16h

Serviço gratuito
Saiba mais sobre a Biblioteca da Funed neste link: http://www.funed.mg.gov.br/biblioteca/

Exposição

“Vendendo saúde no inicio do século XX”

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 04 de junho de 2019 11:48

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:48