8/7: Dia de celebrar a ciência e o cientista

No dia 8 de julho, comemora-se o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional do Pesquisador e a Fundação Ezequiel Dias participou de uma série de atividades para celebrar a data. No último sábado, dia 6/7, a Fundação esteve, com outras oito instituições mineiras, nas comemorações no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH).  A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.

Na programação, além de uma exposição sobre serpentes, a Funed ofertou duas oficinas: uma para ajudar a identificar corretamente as cobras corais com o uso de um aplicativo e a outra para auxiliar a identificar informações nos rótulos de alimentos. Foi um dia inteiro de atividades científicas gratuitas para crianças, jovens e adultos, que permitiu a interação dos mineiros com cientistas de diferentes áreas.

Para destacar a importância de celebrar a ciência e os cientistas, a Funed também lança o segundo episódio do programa de popularização do conhecimento Descomplicada Ciência, que é fruto do desejo de levar conteúdo científico de forma simples e atraente para a população não especializada. Neste episódio, a pesquisadora Ana Luiza Bittencourt Paiva, do Serviço de Toxinologia Molecular da Fundação, fala sobre o estudo de moléculas de venenos de animais peçonhentos e como o desenvolvimento de ferramentas de Biologia Molecular têm ampliado as possibilidades de aplicação biotecnológica dessas toxinas. “É especialmente importante, neste momento, em que estamos sofrendo cortes no fomento e nos recursos à ciência, falar que a ciência não é feita de um dia para o outro, demanda tempo e muita dedicação. Nesse contexto, os cientistas brasileiros têm uma grande missão de continuar acreditando que este trabalho pode gerar bons frutos para a  sociedade”, afirma Ana Luiza.

Clique aqui e confira o vídeo completo desta segunda edição do Descomplicada Ciência.

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 08 de julho de 2019 14:35

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:48