Funed recebe vice-prefeito de Delfim Moreira

Qual é o papel da Funed na saúde pública? Foi a partir dessa pergunta e para fortalecer a parceria entre a Prefeitura de Delfim Moreira e a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que o vice-prefeito, Celiandro de Paula Silvério, visitou a Funed nesta quinta, 11/7. Foram recebidos pelo vice-presidente, Rodrigo Leite, e a diretora do Instituto Octávio Magalhães, Marluce Aparecida Assunção Oliveira.

O vice-presidente explicou ao gestor os principais serviços da Fundação que têm interface direta e indiretamente com as prefeituras, como o papel do Laboratório de Saúde Pública (Lacen) da Funed, que coordena os procedimentos de diagnóstico de doenças como dengue, zika, chikungunya, febre amarela e a maculosa; além das ações de vigilância sanitária, epidemiológica e saúde ambiental.

A Funed foi contrata pelo Ministério da Saúde e é o único laboratório no país que produz a Talidomida e a Vacina Meningocócica C. Assim que o Governo Federal recebe os medicamentos, encaminha aos estados para serem distribuídos aos municípios. “A Funed sempre colaborou muito com todos os municípios em Minas e é uma referência no estado. São anos de parcerias na realização de exames laboratoriais e fornecimento de medicamentos. Queríamos compreender melhor os demais serviços da Funed, seu papel social na saúde pública”, reforçou o vice-prefeito.

Uma das ações que mais chamou a atenção do vice-prefeito é o programa de divulgação científica e popularização da ciência da Funed, “queremos muito levar o Ciência em Movimento para a nossa cidade”, disse o prefeito sobre o programa que já visitou mais de 100 cidades em Minas Gerais.

A Funed estabelece parceria com as universidades, prefeituras, secretarias municipais de educação, de cultura e de saúde, para viabilizar condições de infraestrutura local para a realização das atividades e divulgação dos eventos. Estas parcerias representam uma oportunidade para a capacitação de estudantes e profissionais locais, através da formação de voluntários que atuam como mediadores nas exposições e nas oficinas.

Delfim Moreira

A cidade de Delfim Moreira, a 458 km de Belo Horizonte, está localizada na Serra da Mantiqueira e é reconhecida por suas cachoeiras. Com 8 mil habitantes, metade de sua população reside na zona rural. A cidade tem 100% de cobertura de Atenção Primária  por meio de três equipes do Programa Saúde da Família, “é um desafio para a saúde pública, que precisa levar serviço, assistência e informações a uma população que está a 25 km da cidade”, disse o vice-prefeito.

Publicado em: 12 de julho de 2019 17:00

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:48