Caminhão Científico

A Fundação Ezequiel Dias dispõe de um caminhão customizado com lousa interativa, totens, lupas, microscópicos acoplados e televisores. Dividido em nichos expositivos, possui ambientes voltados para a temática de animais peçonhentos, com exemplares de serpentes, aranhas e escorpiões. Além disso, conta com bancadas equipadas, possibilitando que temas relacionados à biotecnologia, botânica, ciências farmacêuticas, saúde pública, toxinologia e zoologia sejam abordados e elucidados por servidores da Funed, de todas as diretorias.

Conforme já devem ter observado, este caminhão foi estacionado em frente ao Recanto Verde. Tal decisão foi tomada diante da possibilidade de utilização mais frequente de um bem de grande atratividade e visibilidade para a instituição. Considerou-se também o excessivo trabalho que hoje envolve as montagens e desmontagens deste caminhão para atendimento ao programa “Portas Abertas” e demais ações de popularização da ciência.

Neste cenário, e pensando em ampliar o acesso ao público espontâneo, seja interno ou externo, é que este caminhão customizado foi instalado em frente ao Recanto Verde – espaço de convivência dos servidores. Será utilizado para recepção de visitantes, realização de eventos e exposições científicas/culturais, permitindo desta forma a promoção de ações educativas e científicas por meio de projetos de exposições fixas associadas às áreas de atuação da Funed. O caminhão será aberto à visitação. de acordo com ações e eventos científicos, previamente divulgados nos canais de comunicação da instituição.

Com visitas programadas por meio do projeto “Funed de Portas Abertas”, este caminhão customizado receberá estudantes de vários níveis de ensino, que terão a oportunidade de estar em contato com os temas trabalhados pela Fundação, em um espaço dinâmico e interativo. Ademais, a disponibilização de um espaço físico interno com tal foco permitirá a ampliação das atividades de divulgação científica e popularização da ciência desenvolvida pela instituição.

Maurício Abreu

Presidente da Funed

Veja mais notícias de: Transparência

Publicado em: 12 de setembro de 2019 15:43