Ciência em Movimento chega a Araçuaí

O Programa Ciência em Movimento (PCM), da Fundação Ezequiel Dias (Funed), segue, nesta semana, para a cidade de Araçuaí. Localizada no Vale do Jequitinhonha, a cidade fica a 687km da capital mineira. A exposição acontece de 11 a 13 de setembro, no Ginásio Poliesportivo Colégio Nazareth. Os temas abordados serão serpentes, aranhas, escorpião e dengue.

Nesta viagem, a equipe do Programa também levará a exposição O Posto Antiofídico, com curadoria da Biblioteca da Funed. Criado em 1918, o posto tinha o objetivo de pesquisar os assuntos relacionados a mordeduras de cobras e picadas de escorpiões, além de colher o veneno das serpentes que eram enviadas pelos fazendeiros.

Ao todo, são 54 fotografias que retratam as atividades dos pesquisadores da época e um dos pontos altos da mostra é o valor histórico do material apresentado, que datam do início do século passado. São relatos e fotos de acidentes com animais peçonhentos, matérias jornalísticas, artigos científicos, mapas e gráficos que documentam onde foram encontrados os animais em Belo Horizonte e Minas Gerais.

Curiosidades da Exposição:

  • Era comum na Praça da Liberdade e na rua da Bahia serem encontrados escorpiões e serpentes peçonhentas;
  • Na década de 30, até mesmo países como Japão e Nicarágua doaram cobras para a Funed;
  • Os “modos de cura popular”, como amuletos, orações, misturas de jiló e cachaça, são um dos temas da exposição. Pedras e amuletos eram encaminhados para a Funed para a avaliação e validação científica.

Serviço:
10/9 – 13h às 17h – palestra e treinamento dos monitores locais
11 e 12/09 – 8h às 12 e 13h às 17h – exposição do Programa
13/09 – 8h às 12h – exposição do Programa
Local da Exposição: Ginásio Poliesportivo Colégio Nazareth.
Rua Dom Serafim, 435 – Praça do Fórum – Centro – Araçuaí (MG)

Por Nayane Breder

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 09 de setembro de 2019 15:28

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:17