Funed é convidada para roda de conversa sobre museu de ciência

“Museus por dentro, por dentro dos museus” é o tema da 13ª Primavera de Museus, pautado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece no dia 19 de setembro, às 19h30, no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. Uma das convidadas para a roda de conversa é a curadora e coordenadora do programa de divulgação científica “Ciência em Movimento” da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Giselle Cotta.

A ideia do evento é que os convidados possam contar ao público como é um museu de ciência por dentro, a história, a proposta museográfica, os projetos e os desafios de ser um museu de ciência. A curadora, Giselle Cotta, irá apresentar o processo de construção do programa Ciência em Movimento e de curadoria das exposições para a difusão do conhecimento científico. Giselle ressaltou que já foram visitadas mais de cem cidades em Minas Gerais, que só foi possível devido ao trabalho de bastidores das equipes, “fazer toda a logística não é fácil, montar e estruturar as exposições é um desafio”. São várias as inspirações da equipe, afirmou a curadora, desde a beleza das formas dos animais peçonhentos, seu comportamento, ao trabalho do cientista Vital Brazil, que é uma referência para a divulgação científica. “Ao final de nosso processo de criação, é importantes ter um produto que se relacione bem com o público, com apelo estético e científico”, finalizou.

Além da Funed, irá participar da roda de conversa o Espaço UFMG do Conhecimento, com a diretora Diomira Maria; Museu Itinerante Ponto UFMG de Ciência e Tecnologia, com a idealizadora Tânia Margarida; o Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG , com o professor Antônio Gilberto Costa.

O MM Gerdau (museu de ciência e tecnologia) também participará com o mediador da conversa, Mateus Nogueira, geógrafo e assessor de projetos.

Veja mais notícias de: Geral

Publicado em: 18 de setembro de 2019 15:13