Semana Nacional de Ciência e Tecnologia da Funed teve início nesta terça, 22/10

A Fundação Ezequiel Dias abriu suas portas a estudantes da capital e região metropolitana, nesta terça-feira, 22, na abertura da sexta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), FUNEDCOMCIÊNCIA, coordenado pela Divisão de Extensão e Divulgação Científica (DEDC) da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). Na cerimônia de abertura, o presidente da Funed, Maurício Abreu, falou da responsabilidade da Fundação com a divulgação da ciência. “Este evento é uma oportunidade para fortalecer e lembrar que nós temos a responsabilidade de fomentar a cultura científica em Minas Gerais e no Brasil”, enfatizou. O vice-presidente, Rodrigo Leite, lembrou os grandes nomes que construíram a Funed. “Parabenizo aos nossos pesquisadores, tendo o olhar em nosso grande inspirador, o fundador dessa Casa, Ezequiel Dias; em Octávio Magalhães, que esteve sempre a serviço da Saúde Pública; e ao grande visionário, fundador da Diretoria de Pesquisa da Funed, professor Carlos Ribeiro Diniz”.

A diretora de Pesquisa e Desenvolvimento, Sílvia Fialho, falou da importância deste evento em tempos difíceis para a ciência no Brasil. “Em um cenário tão desfavorável para a ciência no Brasil, realizar um evento desta importância me deixa muito honrada como servidora e atual diretora de pesquisa, mas principalmente como pesquisadora. A pesquisa no país está ameaçada pela falta de recursos e até de credibilidade, e poder reafirmar durante essa semana o nosso amor por este ofício e demonstrar nossa competência em produzir ciência de alta qualidade é muito gratificante”.

Após as falas de abertura, deu-se início às palestras do dia. Mediada pela pesquisadora Letícia Braga, da Oncotag, a mesa redonda “Mulheres na Bioeconomia: cientistas e empreendedoras” foi formada pela doutora em bioquímica e imunologia Angélica Vieira, da UFMG, que ministrou a palestra “Como combater as superbactérias com os alimentos?”; pela doutora em microbiologia Luciana Brandão, que falou sobre a criação do Laboratório da Cerveja, do qual ela é CEO; e pela doutora em genética molecular Marcela Drummond, da Myleus Biotecnologia, que apresentou a palestra “Por que empreender na área de Biotecnologia?”.

Durante toda a semana, população e servidores poderão visitar o circuito expositivo, em que poderão conhecer o caminhão do Programa Ciência em Movimento e o Serpentário; saber sobre leishmaniose, microbiologia de alimentos e febre maculosa; e ter um encontro com Ezequiel Dias em seu laboratório, no Centro de Memória da instituição. Na quarta-feira, 23, será feita a abertura do XII Prêmio de Incentivo à Pesquisa Professor Carlos Ribeiro Diniz, com homenagem ao Professor Diniz e com a palestra “Escorpionismo no Brasil”, com doutor em ciências Cláudio Maurício, do Instituto Vital Brazil. Confira a programação e participe.

O encontro com o Ezequiel

Causando surpresa e despertando a curiosidade das pessoas, “Ezequiel Dias” passeou pela Fundação na manhã da abertura da SNCT, posou para fotos com os servidores e, na parte da tarde, recebeu grupos de estudantes em seu laboratório. Gabriel de Souza Silva é estudante de Biomedicina, estagiário do Serviço de Enzimologia da DPD e, pelo que pôde ser comprovado em sua atuação como Ezequiel, um grande performer. “Representar o Ezequiel teve um grande significado para mim. Não foi apenas vestir uma roupa e arrumar o meu rosto. Foi estudar, aprender e conhecer o grande pesquisador que ele foi” relatou o estudante sobre a experiência em representar o pesquisador. Durante toda a semana, o nosso Ezequiel estará circulando pela Funed e recebendo os visitantes em seu laboratório. Vale a pena conferir!

Por Nayane Breder 

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 22 de outubro de 2019 17:56

Última atualização: 22 de outubro de 2019 18:16