Funed participa da elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Para resgatar a importância da ciência para o desenvolvimento de Minas Gerais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com instituições públicas, como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fapemig, Escola de Saúde Pública (ESP-MG) e Fundação Ezequiel Dias (Funed), deram início nesta semana à preparação do Fórum Técnico Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação, que tem o objetivo de recolher sugestões para elaboração do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Uma série de encontros para a elaboração do Plano será realizada, e a primeira reunião foi nesta segunda-feira, (30/10), quando a Funed foi representada pela diretora de Desenvolvimento e Pesquisa, Sílvia Fialho. “A proposta do Plano e do Fórum são importantes já que são  alternativas frente a crise econômica do Estado para se avançar nos temas de Ciência, Pesquisa, Tecnologia e Inovação”, explica a diretora.

Diversos atores foram chamados, da academia, do setor produtivo, instituições vinculadas à ciência, tecnologia e inovação. O vice-presidente da Funed, Rodrigo Leite, reforçou a importância da colaboração da fundação, devido a sua produção de pesquisas científicas, produtos e serviços em saúde, inovação e tecnologia, o que faz com que ela ocupe um papel relevante no cenário estadual e nacional, “a Funed conhece os grandes desafios do setor. Nossa participação se dá a medida que iremos levar as demandas e propostas da Funed para a construção do Plano Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e para isso colaborarmos para o desenvolvimento de um ambiente científico e tecnológico em nosso estado”, finaliza.

O grupo de trabalho irá ser reunir quinzenalmente, coordenado pela ALMG.

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 2 de outubro de 2019 - 17:31