Exposição Vendendo Saúde termina dia 16/12

Quem ainda não visitou a Exposição “Vendendo saúde no início do século XX” na Universidade Fumec tem até o dia 16/12 para conferir imagens históricas da propaganda na área de saúde, que estará em exposição na Biblioteca da universidade. O material exposto faz parte do acervo da Biblioteca História da Funed. O Serviço de Informação Científica, Histórica e Cultural selecionou periódicos da área médica do início do século XX com o objetivo de resgatar as propagandas veiculadas nas revistas da época e uma série de curiosidades sobre a promoção de produtos de saúde, como explica a historiadora da Biblioteca da Funed, Fabiana Melo Neves, e também curadora da exposição, “o exagero e a excentricidade eram estratégias de divulgação dos produtos voltados à saúde”.

De acordo com Vitor Essa, a propaganda é uma das principais ferramentas de marketing nas empresas de qualquer segmento. No mercado farmacêutico não é diferente – é a ferramenta de gestão responsável por comunicar a eficácia e a segurança do produto. “Como, então, é vista a propaganda no mercado farmacêutico de ontem e de hoje? Foi pensando nesta questão que a Biblioteca da Fundação Ezequiel Dias planejou a exposição Vendendo saúde no inicio do século XX”, diz Fabiana.

As publicações médicas traziam em seu conteúdo além dos artigos científicos a promoção e popularização das drogas medicinais. Muitas propagandas prometiam a cura instantânea, um mesmo produto podia curar dores, feridas na pele, hemorroidas, bronquite, enfim, curavam tudo. Outras propagandas utilizavam uma linguagem extremamente técnica com resultados e objetivos práticos, mas sem perder a criatividade na construção dos enredos.

Ainda segundo a historiadora, inicialmente os anúncios eram veiculados somente em textos que falavam das características quase sempre milagrosas dos produtos, indicando endereços onde se pudessem adquirir os produtos farmacêuticos. “Só depois, vieram os anúncios um pouco mais elaborados, com imagens às vezes pintadas à mão por artistas famosos à época – apresentando, então, ao consumidor a identidade visual daquele produto ou da empresa que o fabricava. Sendo assim, as propagandas representam o testemunho de uma época”, finaliza a historiadora.

Serviço:
“Vendendo saúde no início século XX”
Data: entre os dias 16/10 e 16/12
Local: Biblioteca Central – Fumec ( Rua Cobre, 200 – Bairro Cruzeiro – Prédio da FCH – acesso pela entrada principal – siga pelo corredor do lado esquerdo)

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 25 de novembro de 2019 12:16

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:16