Funed participa de seminário para elaboração do Plano Estadual de Ciências, Tecnologia e Inovação

Para uma construção participativa do Plano Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão promovendo o seminário “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Econômico e Social de Minas Gerais”, no dia 20/11, no Campus Pampulha da UFMG.

O objetivo do evento é reunir contribuições da comunidade acadêmica e científica para subsidiar o Plano e para isso o evento terá três Mesas com os temas “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais”, que será coordenada pela professora Zélia Profeta da Fiocruz; “Ciência, Tecnologia e Inovação para a formulação de Políticas Públicas”, coordenada pelo vice-presidente da Funed, Rodrigo Souza Leite; e “Ciência, Tecnologia e Inovação e a utilização de recursos naturais”, coordenada pelo professor da Epamig Trazilbo José de Paula Júnior.

Os diversos atores da academia, do setor produtivo, de ciência e tecnologia estão sendo chamados para contribuírem com a construção do Plano Estadual de Ciências e Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, explicou o vice-presidente, Rodrigo Souza Leite, que reforçou o papel da Funed nesse processo. “Nós somos uma Instituição de Ciência e Tecnologia importante para o estado e para o Brasil, e conhecemos os grandes desafios do setor. Então a nossa participação é essencial para levar as nossas demandas e propostas para a construção deste Plano Estadual e com isso ajudarmos a construir um ambiente melhor em Minas para o desenvolvimento científico e tecnológico”. Ainda segundo o vice-presidente é muito importante a participação dos servidores da fundação.

Irão participar das mesas as seguintes instituições: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Comissão  de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação da ALMG, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (Foripes), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Sindicato dos professores de universidades federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH), Fiocruz, Escola de Saúde Pública (ESP); Unicamp, BHTec, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal Fluminense (UFF), Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), Prefeitura de Belo Horizonte e AUÊ! UFMG.

Baixe a programação completa aqui