Startup da Funed é aprovada na chamada da Fapemig
A Fapemig divulgou, na semana passada (3/12), as oito propostas selecionadas pelo edital Tríplice Hélice: interação Governo– ICT – Empresa para fomentar pesquisa e desenvolvimento no Estado. Entre elas está a OncoTag, primeira startup nascida na Fundação Ezequiel Dias (Funed) empresa de pesquisa e desenvolvimento de biomarcadores oncológicos que conecta o paciente ao tratamento correto do câncer de ovário.
O objetivo da Chamada é contribuir para transformar tecnologias desenvolvidas por equipes de pesquisadores em novos produtos, serviços e processos para o mercado. Ou seja, a intenção era tirar das prateleiras tecnologias já desenvolvidas, colocando-as no mercado. As propostas aprovadas contemplam patentes já depositadas, como no caso da OncoTag, e dois softwares. Entre os parceiros “acadêmicos” estão as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Lavras (Ufla), Viçosa (UFV) e Uberlândia (UFU).
Sobre a OncoTag
A OncoTag foi desenvolvida no Serviço de Biologia Celular (SBC) da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento – em pesquisa do grupo coordenado pela chefe do SBC, Luciana Silva, e concorreu com o projeto “Validação clínica dos marcadores genéticos TNFRSF10B, TNFRSF10C e CASPASE8 para avaliação do prognóstico de pacientes com câncer de ovário”.
A startup acabou de assinar contrato com a Eretz.bio, incubadora de startups do Einstein e lançou o seu produto para venda em seu site. Em novembro, no evento Demoday, do Biotechtown, a CEO e co-fundadora da OncoTag Letícia Braga apresentou a evolução da startup ao longo do ano de 2019 e durante o evento a OncoTag foi vencedora de dois prêmios: foi eleita a startup mais atrativa para o mercado e Letícia Braga a melhor empreendedora. “São grandes conquistas. Temos muita satisfação em ver a performance da OncoTag hoje e que nosso time de pesquisadores e empreendedores estão trazendo para o mercado uma nova tecnologia, fruto da parceria público-privada, convertendo ideia em valor. Estamos cumprindo nosso propósito de trazer tratamento quimioterápico na medida certa”, comemorou Letícia Braga.
Veja mais notícias de: Geral
Publicado em: 12 de dezembro de 2019 17:37
Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:16