Funed na Escola realiza primeira visita do ano

O programa Funed na Escola, que leva conhecimento científico aos estudantes do ensino médio e fundamental das escolas na Região Metropolitana em Belo Horizonte, iniciou a sua agenda 2020. A primeira escola visitada foi a Escola Municipal Moysés Kalil, que recebeu ontem (18/2) palestras e exposições sobre resíduos e reciclagem. O tema foi escolhido pela própria escola.

Alunos do terceiro e quarto ano do ensino fundamental puderam aprender sobre o descarte adequado de resíduos, explicou Fabiana Lima Barbosa, chefe do Serviço de Gestão Ambiental. “Além da palestra, fizemos uma dinâmica com as crianças para verificar se eles compreenderam o conteúdo, se estavam realizando o descarte dos resíduos corretamente”, contou.

Além dos estudantes, a ação se estendeu também à escola. Fabiana, que é engenheira ambiental e bióloga, apresentou propostas de atividades práticas que poderiam ser implantadas, como compostagem, feiras de trocas, parceria com uma cooperativa para apoiar a escola na coleta seletiva.

Inscrições

Os pesquisadores da Funed vão às escolas para dialogar com os alunos sobre ciência e tecnologia, através de linguagem lúdica e popular. Podem participar do projeto escolas públicas ou particulares de Belo Horizonte.

Premiado em 2º lugar no Prêmio Inova Minas na categoria “Ideais Inovadoras Implementáveis”, a Funed pretende consolidar o programa em 2020, segundo uma das  coordenadoras do programa, Patrícia Cota.

Para participar do projeto, as escolas devem se inscrever neste formulário, e escolher o tema da palestra que a escola deseja receber, de acordo com seus interesses.

O programa oferece palestras sobre:

– Animais peçonhentos
– Dengue e febre amarela
– Abelhas
-Nutrição saudável
– Resíduos e reciclagem
– Universo das células
– Vida saudável

Clique aqui e acesse mais informações na cartilha.

Clique aqui para agendar a visita do programa à sua escola.

 

Contato:
(31) 3314-4979 / 4976 / 4889
Funednaescola@funed.mg.gov.br