Funed realiza exames de coronavírus a partir desta quinta-feira, 12/3

A partir do dia 12 de março, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) passará a realizar os exames para identificação do Covid-19 nas amostras dos casos suspeitos em Minas Gerais de coronavírus. Antes, o exame era realizado no laboratório de referência no Rio de Janeiro, Fiocruz. No dia 9/3, foram recebidos kits para a realização de 250 testes, composto por um conjunto de reagentes específicos para o Covid-19 para a realização dos exames. “A Funed já tinha os equipamentos para a realização do exame, o laboratório adequado e técnicos aptos”, explicou o chefe do Serviço de Virologia da Funed, Marcos Vinícius Ferreira da Silva, “o que precisávamos eram os kits com os reagentes”.

Na semana passada, os profissionais de saúde da UPA Centro Sul foram treinados para a coleta das amostras. Na segunda que vem, 16/3, serão os profissionais da cidade de Ibirité. A Funed está atendendo, sob demanda, as solicitações por treinamento.

A metodologia usada para o exame será a PCR em tempo real, que identifica o material genético do vírus presente na amostra. “É um exame seguro e eficiente”, finalizou Marcos.

Acompanhe pelo site da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais e Funed os Informes Epidemiológicos.

Por Priscilla Fujiwara / ACS Funed

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 11 de março de 2020 14:28

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:15