A Ciência na proteção da vida

Em meio a tanta informação e com a necessidade de sempre – e agora mais do que nunca – transmitir conteúdos confiáveis à população sobre doenças, cuidados e tratamentos, a pesquisadora e bióloga da Fundação Ezequiel Dias (Funed) Luciana Silva, decidiu filtrar e divulgar informações sobre o coronavírus, vírus causador da Covid-19.

Luciana é bióloga, doutora em Biologia Celular e responsável pelo Serviço de Biologia Celular da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Funed e, desde meados de março, vem fazendo postagens diárias em suas redes sociais sobre o coronavírus, vírus que tem se dedicado a estudar desde o início da propagação da Covid-19. “Como pesquisadora e servidora da Saúde, me vejo na obrigação de filtrar essa avalanche de informações (muitas equivocadas) que vem sendo passada para a população. É preciso esclarecer sobre essa pandemia de forma clara e responsável, por isso decidi fazer as postagens”, esclarece Luciana.

O primeiro alerta que a pesquisadora faz é não subestimar um vírus. “Desde que fiz biologia e entendo quem são os micro-organismos, como os vírus, eu não os subestimo, porque sei o potencial de letalidade deles”.  Luciana também fala da importância inquestionável da ciência no combate e controle de doenças. “Muitos de nós só estamos vivos porque as pandemias do passado foram controladas por vacinas que recebemos ao nascer, como as vacinas contra meningite, sarampo e rubéola; e na infância e ao longo da vida, como as vacinas que protegem contra febre amarela e influenza, por exemplo. E o desenvolvimento das vacinas só é possível graças à ciência”, finaliza.

A Funed irá divulgar, a partir de hoje, os conteúdos das postagens da pesquisadora Luciana. Acompanhe nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.

As informações oficiais podem ser checadas no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).