Funed atua contra o Coronavírus

Instituição apresenta números, resultados e ações que está realizando na prevenção e contigenciamento do Covid-19

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) vem, desde o dia 12 de março, realizando exames para identificação da Covid-19 nas amostras biológicas suspeitas, recebidas de todos os municípios do estado de Minas Gerais e de unidades de atendimento de saúde. Os profissionais da Instituição vêm trabalhando ativamente em horários extraordinários e finais de semana para atendimento às demandas de análises e liberação de resultados no mais curto espaço de tempo possível. Até o dia 30/3, a Funed já havia recebido 5.956 amostras para realizar análises, sendo que 2.100 amostras já foram analisadas e 3.856 amostras estavam em processo.

Para aumentar a capacidade de produção, a Funed vem estabelecendo parcerias com outros laboratórios públicos e/ou privados para atendimento da demanda da Covid-19. Do dia 23 até o dia 26 de março, a Funed recebeu documentos para habilitação de laboratórios que manifestaram interesse em compor a RedeLab Covid-19. A Fundação está, neste momento, analisando os documentos recebidos para dar prosseguimento a essa parceria. Os laboratórios candidatos a compor a Redelab Covid-19 deverão atender, no mínimo,aos seguintes pré-requisitos:

– ser um laboratório que realiza análises de caráter clínico/científico em amostras biológicas humanas, classificado com nível de segurança biológica NB2;

– ter recursos humanos e infraestrutura adequada para a execução do método RT-PCR em tempo real;

– seguir as normas de qualidade e biossegurança, além de encaminhar as amostras para o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, na Funed, a título de controle de qualidade.

Por questões de urgência e de logística, a Funed tem trabalhado inicialmente com o cadastramento de laboratórios mais próximos, dentro da região metropolitana, onde é possível ter resultados de imediato. Essa decisão se embasa ainda na eventual necessidade de suporte técnico-científico durante a implantação da metodologia nos laboratórios habilitados, além dos processos de validação e verificação de equipamentos com kits da Funed.

Profissionais no combate à pandemia

O Instituto Octávio Magalhães (IOM), Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen/MG), da Funed, é responsável pelo processamento das amostras, possui atualmente 238 funcionários. Desses, 23 trabalham no Serviço de Gerenciamento de Amostras (Sgab) e 32 trabalham no Serviço de Virologia e Riquetsiose (SVR). Hoje, todos os funcionários estão ligados direta e indiretamente às análises das amostras de Covid-19, desde seu recebimento até a liberação do resultado.

Outro ponto importante para aumentar a capacidade produtiva no diagnóstico da doença é que a Funed obteve autorização do Governo do Estado de Minas Gerais para a contratação emergencial de sete servidores, sendo um analista, quatro técnicos e dois administrativos para complementação de pessoal. Esse processo seletivo já foi concluído, sendo que os novos servidores foram selecionados nesta segunda-feira (30/3) e iniciam suas atividades a partir de hoje (1/4).

Fluxo do serviço da Covid-19

As amostras chegam à Funed previamente cadastradas no Sistema Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL). A porta de entrada das amostras na Funed é o Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas (Sgab), onde estas são recebidas, conferidas e encaminhadas ao laboratório responsável pela realização dos exames, o Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR).

Cabe à Funed a realização e liberação das informações laboratoriais no sistema GAL, em que o solicitante e gestores da saúde pública têm acesso autorizado. São eles: unidade de atendimento solicitante, Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Ministério de Saúde (MS), Secretaria de Estados de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), entre outros. Já a divulgação de resultados e fechamento de casos é de responsabilidade da SES-MG. A Funed não divulga resultados laboratoriais.

Tempo de exame para identificação do Covid-19

Há variação no tempo de liberação de resultados, segundo demanda recebida. Hoje (1/4), as amostras, estão sendo recebidas, conferidas, processadas e os exames tendo resultados liberados no sistema GAL em aproximadamente 5 dias, a partir da entrada das amostras na Funed.

Prioridade de exames

A priorização dos exames é realizada a partir da solicitação dos Centros de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) estadual e municipal, assim como por gestores da saúde pública. São priorizados, por exemplo, os casos graves com internação em CTI/UTI e os profissionais de saúde.

Kits exames

Os kits para o diagnóstico molecular estão sendo regularmente fornecidos pelo Ministério da Saúde em quantidade suficiente para atender a capacidade produtiva da Funed, que hoje é de liberação de aproximadamente 400 exames ao dia.

Os kits de coleta naso-orofaringe são disponibilizados pela Funed para todas as unidades de saúde responsáveis pelas coletas, mediante solicitação encaminhada por e-mail, seguindo fluxo já estabelecido para outras infecções causadas por vírus respiratórios. A Funed vem liberando normalmente os kits e, até o momento, não há falta dos mesmos para entregas.

A Covid-19 no Estado

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em 1/4/2020, o estado possui 34.018 casos suspeitos, 314 casos confirmados, 45 casos de óbitos em investigação e três óbitos confirmados.

Histórico

Em seus 112 anos de história, a Funed vem dando respostas às inúmeras epidemias, surtos e agravos. A exemplo do que foi feito no passado no combate à Doença de Chagas, pestes, leishmaniose, febre amarela, dengue e outras doenças, a Fundação continua trabalhando para o fortalecimento do SUS e na proteção da saúde do povo mineiro.

A Funed e, primordialmente, os servidores do IOM não estão medindo esforços na tomada de ações cabíveis e necessárias à contenção do avanço do novo coronavírus.O IOMé composto atualmente por 42 laboratórios de análises para diagnósticos de diversas doenças de notificação compulsória, produtos sujeitos à análise para controle sanitário, ensaios de proficiência, produção de meio de cultura, controle de qualidade de produtos e tratamento de resíduos e preparo de materiais. Seus laboratórios são pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para análises físico-química e microbiológicas de medicamentos, têm sua competência técnica reconhecida pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO (Cgcre), por meio da acreditação conforme os requisitos da ABNT NBR ISO/IEC 17025. A ISO/IEC 17025 é uma norma internacional utilizada para reconhecimento da competência técnica de laboratórios na execução de ensaios. O IOM faz parte da Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS), que é coordenada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a Funed é certificada ISO 9001 desde 2015.

Só no ano passado (2019), o IOM realizou mais de 810 mil análises laboratoriais de interesse da saúde pública: 363.906 exames realizados para esclarecimento de casos suspeitos, surtos e epidemias de diferentes doenças como dengue, zika, H1N1, sarampo, chikungunya, tuberculose, meningite, leishmaniose, malária, chagas, entre outras, em todo o estado de Minas Gerais. Além disso, foram realizadas 445.635 análises de produtos sujeitos ao controle sanitário, como água de hemodiálise, água para consumo humano, alimentos, cosméticos, medicamentos, entre outros.

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 01 de abril de 2020 19:47

Última atualização: 05 de outubro de 2022 18:15