Neste momento de isolamento social por causa da Covid-19, que tal visitar a Funed sem sair de casa?

Quem tem ouvido falar da Fundação Ezequiel Dias (Funed) nos últimos dias por causa da realização dos testes de Covid-19, pode ter ficado curioso para conhecer esta instituição centenária que tem um papel relevante na pesquisa em saúde, nas analises e exames laboratoriais e na produção de soros e medicamentos.

A partir de hoje, 14 de abril, mesmo com o isolamento social, o público poderá conhecer em um passeio virtual alguns de seus espaços e programas abertos à visitação, como o Ciência em Movimento; a Biblioteca Científica, a primeira em Minas Gerais; a réplica de um laboratório de 1907 do pesquisador Ezequiel Dias; e o Serpentário, onde aranhas, escorpiões e cobras podem ser vistos de ângulos inéditos.  A atividade faz parte do Projeto Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), que há seis meses têm registrado espaços, com fotografias imersivas em 360 graus.

Coordenado por Giselle Cotta, o Programa Ciência em Movimento é um dos espaços que o público poderá visitar. “Com o isolamento social, é importante que instituições como a Fapemig ofereçam passeios virtuais educativos”, afirma a coordenadora Giselle Cotta, “o conhecimento científico é o mais confiável, e estamos abrindo as nossas portas, virtualmente, para o cidadão”.

Projeto Minas faz Ciência 360°

A iniciativa é parte de um estudo proposto pelos jornalistas Lorena Tárcia e Breno Ribeiro, com colaboração de estudantes de instituições de ensino superior da capital. O objetivo é desenvolver, além do projeto experimental, uma metodologia para planejamento e utilização da ferramenta Tour Creator, da Google, por pesquisadores, professores e estudantes de ensino fundamental.

O projeto estava previsto para ser lançado em junho deste ano, porém o grupo decidiu antecipar as produções em andamento, para permitir acesso durante o período de isolamento social.

“Como já tínhamos as imagens prontas, optamos por antecipar, torná-las públicas e disponibilizá-las também no programa Expeditions, do Google”, informa Lorena Tárcia, coordenadora do projeto. “Assim, estudantes e interessados podem conhecer estes espaços sem sair de casa.”

Na próxima semana, serão publicados os passeios pelo Espaço do Conhecimento da UFMG e instalações da Fapemig. As visitas virtuais na Funed foram publicadas no site do projeto Minas Faz Ciência dedicado ao público infantil. Acesse este link para adicionar os passeios virtuais ao aplicativo Google Expedições.

Por Priscilla Fujiwara / ACS Funed

Um comentário em “Neste momento de isolamento social por causa da Covid-19, que tal visitar a Funed sem sair de casa?

  • 15 de abril de 2020 em 12:51
    Permalink

    Meus parabéns por esta importante iniciativa no sentido de levar a todos internautas de Minas Gerais, do Brasil e o Mundo conhecer o quanto é valioso as ações da Funed no seu cotidiano trabalho em defesa de uma saúde de qualidade e o carinho no comprometimento de seus colaboradores internos que intrépidos fazem o melhor pela Instituição e por toda humanidade.

Fechado para comentários.