Funed participa de debate on-line sobre dependência tecnológica e o papel da ciência

Durante a programação da semana da Marcha Digital pela Ciência, várias ações on-line estão sendo realizadas. Como Instituto de Ciência e Tecnologia e uma das organizadoras do evento em Minas Gerais, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) irá participar do debate “Ciência e Tecnologia em Saúde no combate à pandemia do Covid-19”, promovida pela Seção Mineira da Fundação Maurício Grabois. O evento será transmitido ao vivo, amanhã, 5 de maio, às 20h por este link.

A Funed será representada por seu vice-presidente, Rodrigo Leite, que irá apresentar uma análise crítica sobre as tecnologias em saúde e as ações dos governos durante a pandemia causada pelo novo coronavírus. Além do vice-presidente, participam também do debate on-line o assessor de Cooperação Internacional da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP – Fiocruz/RJ), Eduardo de Azeredo Costa; e o médico, professor do Internato em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais e vice-presidente do PCdoB mineiro, Francisco Rubió.

A Marcha

A Marcha pela Ciência (ou March for Science) é um movimento internacional em prol da valorização da ciência pelas entidades políticas. A 1ª Marcha pela Ciência foi realizada em 610 cidades pelo mundo, no dia 22 de abril de 2017.

Mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) seguirá em frente com a realização da Marcha pela Ciência, neste ano no formato on-line.

Em Minas Gerais, 13 instituições parceiras do movimento organizam uma agenda de atividades regionais, entre elas um manifesto visando sensibilizar a população e autoridades políticas para a valorização das ciências. O documento destaca as perdas de quase R$ 25 bilhões em Ciência e Tecnologia nos últimos quatro anos, após a aprovação da Emenda Constitucional 95 (em 2016), que restringiu investimentos e reduziu o orçamento da saúde, educação e ciência.

A Marcha Digital pela Ciência em Minas é organizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed); Cefet-MG; Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz); Pensar Educação, Pensar o Brasil; Fundação Maurício Grabois; União Estadual dos Estudantes; União Nacional dos Estudantes; Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG); Associação de Pós-Graduandos da Universidade Federal de Minas Gerais (APG UFMG); Sindicato dos Docentes do Cefet-MG (SindCEFET-MG); Instituto de Ciências Biológicas de Minas Gerais (ICB); Periódicos de Minas; e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), campus Betim.

Saiba mais sobre a participação da Funed na Marcha pela Ciência aqui.

Marcha pela Ciência

Acompanhe o evento on-line por este link.