Conheça o RT-PCR em tempo real, método utilizado para o diagnóstico de covid-19

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) é a principal responsável pelo diagnóstico de covid-19 em Minas Gerais. Desde o dia 12 de março quando passou a realizar os testes para covid-19, a Funed já analisou mais de 30 mil amostras por meio da técnica de RT-PCR em Tempo Real.

A instituição tem recebido amostras de todo o estado, o que é um grande desafio, afirma a bióloga Talita Adelino, “as amostras são swabs nasofaringe coletadas em meio de transporte viral e enviadas para a Fundação. Elas devem ser acondicionadas em temperatura de 2 a 8°C, contou a bióloga sobre o fluxo das análises e do diagnóstico realizado na Funed. “O objetivo do PCR é diagnosticar a doença por meio da detecção do material genético do novo coronavírus na amostra examinada”.

Na primeira etapa da fase analítica, a amostra é submetida a extração do material genético. “Depois dessa etapa, o material extraído é adicionado a uma placa que contem reagentes específicos para detecção do novo coronavírus”. Essa placa é colocada em um equipamento, chamado termociclador, este equipamento realiza alteração de temperatura de forma cíclica e repetida e, durante este processo cíclico, se a amostra tiver a presença de material genético viral (RNA), este será amplificado, ou seja, multiplicado milhões de vezes até ser detectado por fluorimetria”, explicou a bióloga.

Segundo a diretora do Laboratório Central de Saúde Pública da Funed (Lacen-MG), Marluce de Oliveira, o diagnóstico molecular na Fundação não é novidade, ele já é realizado e aplicado para a identificação de diferentes vírus, como para o diagnóstico de zika, dengue, chikungunya, febre amarela; e de bactérias para o diagnóstico de febre maculosa, leptospirose e meningites.  “Graças a expertise das equipes dos diferentes serviços do Instituto Octávio Magalhães e Lacen, nos diagnósticos de interesse da saúde pública, que está sendo possível atendermos a demanda gerada pela pandemia de covid-19”, complementou a Diretora do Lacen-MG.

Por Priscilla Fujiwara

Confira abaixo o vídeo sobre o exame RT-PCR (ligue o som):

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 24 de junho de 2020 11:28

Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:55