Funed, GSK e Ministério da Saúde reforçam a importância da imunização

Devido ao Dia Nacional da Imunização (9/6), a Fundação Ezequiel Dias (Funed) e a GSK promoveram o evento on-line “Juntos pela vacinação: por um Brasil mais protegido contra a doença meningocócica” na manhã desta sexta-feira (5/6). A meningite é uma síndrome que pode apresentar um quadro clínico grave e com altos índices de letalidade. A vacina é a principal forma de prevenção da doença meningocócica e estão disponíveis no calendário de vacinação do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Com a cobertura vacinal reduzida a cada ano, o objetivo do evento virtual foi estabelecer um canal de comunicação para disseminar informações sobre os aspectos associados à imunização contra a meningite C e contribuir para a elevação dos atuais índices imunização, explicou a gerente do projeto da vacina meningocócica C da Funed, Shirley Lima, durante a abertura da live, “nós, profissionais da área de saúde, temos que engajar na divulgação dos benefícios associados à imunização e a disponibilidade de vacinas no SUS, e ainda alertar a população para a importância de atingirmos a meta da cobertura vacinal”.

A gerente do projeto da vacina meningocócica C da Funed ainda reforçou que atingir a cobertura vacinal planejada é indispensável porque as doenças ainda existem e a vacinação é a melhor forma de prevenção, “é primordial para o controle de incidência e a disseminação dessas doenças. Além disso, a baixa cobertura pode levar a perdas e desperdício de vacinas, o que é inaceitável”.

Durante o evento, a responsável pela Farmacovigilância na Funed, Cristine Silva, reforçou a segurança da vacina, apresentando o modelo de farmacovigilância da instituição, que tem como um dos objetivos, garantir a qualidade do medicamento. A farmacêutica chamou a atenção para a importância da notificação pelos profissionais de saúde dos eventos adversos causados pela vacina, “na Funed dependemos das notificações para aprimorarmos o nosso produto. É muito importante que a notificação de todos os casos adversos seja incorporada na rotina de trabalho dos profissionais de saúde. É a partir deles, que a Funed tem condições de melhorar a orientar os estudos para prevenir os riscos”, finalizou.

Ainda participaram do debate, o gerente médico de Vacinas Meningocócicas na GSK Brasil, Jessé Alves; o presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Marco Sáfadi, que também é presidente do Departamento de Imunização da Sociedade Pediátrica de São Paulo e Sandra Deotti, da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.

Vacina Meningocócica C e Diagnóstico na Funed

A Fundação Ezequiel Dias atua em duas frentes no SUS para o enfrentamento da meningite no Brasil: produção de vacinas e diagnóstico da doença e de seu sorogrupo, o que permite o monitoramento em Minas Gerais de possíveis surtos.

A Funed é o Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais (Lacen-MG), referência regional para as análises das meningites bacterianas e doenças meningocócicas. O laboratório realizada diagnóstico dos casos suspeitos, ministra treinamento a toda rede envolvida na vigilância, produz os kits para coleta e transporte das amostras para todo o estado, além da identificação do tipo de meningite que circula no em Minas Gerais.

A Funed é também o único Laboratório Farmacêutico Oficial (LFO) no Brasil que produz a vacina Meningocócica C. Em 10 anos, a Fundação entregou mais de 100 milhões de doses da vacina para ser distribuídas em todo país pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Somente em 2019, foram entregues 15,4 milhões de doses da vacina.

De acordo com a base de dados do DataSUS, desde a introdução da vacina no Calendário Nacional, em 2010, já houve uma redução de 81% no número de casos da doença meningocócica invasiva pelo sorogrupo C, considerando todas as faixas etárias, aponta o diretor industrial da Funed, Bruno Pereira. “A redução de casos confirmados, por consequência a diminuição de mortes, de sequelas causadas pela doença meningocócica C e de surtos da doença, mostra ganhos efetivos que a vacina da Funed trouxe para a população”, afirma o diretor. Para o fornecimento do medicamento ao Ministério da Saúde, a Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo.

Saiba mais sobre os sintomas da doença, as causas, os tratamentos e o Calendário de Vacinação neste link do site do Ministério da Saúde.

Por Priscilla Fujiwara

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 05 de junho de 2020 18:13

Última atualização: 05 de junho de 2020 18:16