Funed celebra o Dia Nacional da Ciência

No dia 8 de julho, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) participa da celebração do Dia Nacional da Ciência e do Dia Nacional das Pesquisadoras e Pesquisadores. A iniciativa é da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que, para lembrar a data em tempos de pandemia, vai disponibilizar uma extensa programação em seus canais digitais. A Fundação irá divulgar vídeos e podcasts em seus canais, que também serão repercutidos pela SBPC.

A história da vacina; a relação entre humano e natureza; a ciência e os espaços de cultura e arte; casos sobre ciência e cientistas. Esses são alguns dos temas que serão abordados na comemoração. Como diversas atividades desenvolvidas pela Funed envolvem o fazer científico por excelência – como a produção de medicamentos, a realização de análises e diagnósticos, o desenvolvimento de pesquisas e as atividades de divulgação científica – a data é uma oportunidade de reconhecer os diversos profissionais envolvidos em várias frentes. “É muito importante ter um dia dedicado à ciência e aos pesquisadores, principalmente para mostrar à população que a ciência está em tudo que fazemos. A pesquisa científica permite avançar na inovação tecnológica e no tratamento de doenças e também dar respostas rápidas para surtos, epidemias e, neste momento, para uma pandemia como a que estamos vivendo. O incentivo à ciência e à educação é capaz contribuir para o desenvolvimento de um país”, afirma a diretora da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD) da Funed, Sílvia Fialho.

Funed no Dia da Ciência, das Pesquisadoras e Pesquisadores

Um dos materiais disponibilizados pela Funed será o vídeo com a experiência da extração do DNA da cebola. Voltado para crianças, a ideia é mostrar um conteúdo leve que possa despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos por temas de ciência. Voltado para crianças, a ideia é mostrar um conteúdo leve que possa despertar a curiosidade e o interesse dos pequenos por temas de ciência. Outro vídeo, uma pequena animação, vai contar, por meio da história do microscópio, como a ciência é o resultado do trabalho de muitas pessoas ao longo do tempo. Um podcast também ficará disponível com curiosidades da atuação da pesquisadora Márcia Borges, do Serviço de Proteômica e Aracnídeos da DPD. Todo material poderá ser acessado nos canais da Funed (Facebook, InstagramYoutube e Twitter)

Programação em Minas Gerais

A SBPC foi fundada no dia 8 de julho de 1948, sendo também homenageada neste dia. O Dia Nacional da Ciência foi instituído pela Lei 10.221, de 18 de abril de 2001, que em seu Artigo 20 prevê que “o Poder Público incentivará a divulgação pública do Dia Nacional da Ciência, assim como sua comemoração em todos os estabelecimentos educacionais do País”. Dessa forma, todas as instituições públicas de ensino e de pesquisa do Brasil estarão envolvidas de alguma maneira na celebração desse dia.

Além da Funed e da SBPC, participam da comemoração o Instituto René Rachou (Fiocruz Minas), o Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), o Sindicato dos Docentes do Cefet-MG (SindCefet-MG), o Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical (Sinasefe-IFMG) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A programação, que contará com lives, rodas de conversa, podcasts, oficinas, entre outras participações, foi pensada com o objetivo de estimular o gosto dos jovens por ciência e de divulgar o saber científico para a sociedade. No atual cenário vivido no Brasil e no mundo, a pesquisa e o saber científico são fundamentais na orientação do trabalho de médicos e profissionais de saúde e na busca de tratamentos para a proteção da vida humana. Acesse a programação do evento e participe!

Serviço

Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores

Data: 8 de julho de 2020

Horário: 8h45 às 18h30

Das 18h30 às 20h, encerramento do evento com intervenções artísticas.

Canais de comunicação

YouTube –  FunedMG / cienciademg

Twitter – FunedMG / CienciaMGFacebook – FunedMG/ marchapelacienciaMG

Instagram – FunedMG/ cienciamg

SoundCloud –  cienciademinasgerais

Spotfy – FunedMG

Site – www.cienciademinasgerais.com.br

 

 

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 07 de julho de 2020 17:55

Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:55