Funed recebe 3,2 milhões de doses de vacinas contra meningite C

Chegam amanhã (31/7) à Fundação Ezequiel Dias (Funed), que pertence ao Governo de Minas Gerais, 3,2 milhões de doses de vacinas contra a meningite C para atender ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. A instituição é o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável por fornecer ao Governo Federal as vacinas e, para 2020, estão previstas a entrega de pelo menos 15 milhões de doses. Até o momento, já foram entregues pela Funed 7,3 milhões de doses.

Para a produção do medicamento, a Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo. Neste momento de restrição de transporte internacional por conta da pandemia do coronavírus, esse recebimento permite manter o fornecimento da vacina ao Ministério da Saúde. Segundo o diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, “a imunização é uma das melhores formas de proteção contra doenças e, no cenário atual, é cada vez mais importante que os ciclos de vacinação sejam mantidos nos grupos prioritários”, explica.

 

Parceria Funed e GSK

Há 10 anos, a vacina Meningocócica C foi introduzida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Para a sua produção, a Funed possui uma Aliança Estratégica com a GSK para transferência de tecnologia. Ao longo dos 10 anos de parceria, foram mais de 100 milhões de doses da vacina distribuídas no território nacional.

Para o diretor Industrial da Funed, a transferência de tecnologia da vacina Meningocócica C proporciona ganhos tangíveis e intangíveis à Funed e a toda população do país. “As vacinas, uma das principais formas de prevenção de doenças, proporcionam melhor qualidade de vida à população. Os resultados da inclusão da vacina Meningocócica C no Calendário Nacional de Vacinação comprovam os reflexos positivos da adoção da política de saúde com foco na prevenção. Entre 2010 e 2019, o número de casos da doença reduziu em 81%”, finaliza o diretor Bruno.

Por Jornalismo Funed

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 30 de julho de 2020 14:30

Última atualização: 30 de julho de 2020 15:05