Funed disponibiliza hotsite com informações sobre a atuação laboratorial no enfretamento da covid-19

Para facilitar o acesso às informações e serviços prestados no enfrentamento ao novo coronavírus pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), a instituição criou o hotsite Covid-19 Funed disponível desde sexta-feira, 3/7. Os profissionais de saúde, laboratórios e cidadãos terão acesso às notas técnicas, formulários e manuais relacionados; orientações para habilitação laboratorial e respostas às dúvidas mais frequentes que foram encaminhadas à Funed.

A página será atualizada diariamente com o número total de amostras recebidas e liberadas pela Funed durante a pandemia. O material incluirá as respostas às dúvidas dos cidadãos sobre os testes realizados pela Funed, como prazo de liberação de resultados, acesso ao resultado dos exames e critérios para a priorização das amostras.

Segundo a diretora do Instituto Octávio Magalhães da Funed, Marluce Oliveira, o “hotsite covid-19 foi pensado para ser uma fonte de consulta para a população, com o intuito de dar transparência e visibilidade ao trabalho desenvolvido por toda a equipe do Laboratório Central de Saúde Pública de Minas Gerais, que tem se esforçado diariamente para dar uma resposta efetiva à sociedade em consonância com a nossa missão que é Participar do Sistema Único de Saúde, protegendo e promovendo a saúde”.

Para construção do espaço virtual, o ponto de partida foi o levantamento das dúvidas mais frequentes registradas no Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) da Funed, conforme explica o coordenador da Qualidade do Instituto Octávio Magalhães da Funed, Marcelo Pimenta. “Nós também verificamos que há muitas informações em nosso site relacionadas aos produtos e serviços ofertados pela Funed e as informações sobre a pandemia ficavam dispersas, e isto poderia dificultar o acesso do cidadão e dos serviços de saúde às informações relevantes. Desta maneira, optamos por concentrar as informações sobre a pandemia em um único espaço. Assim, o cidadão irá ter acesso às informações relacionadas à covid-19 de uma maneira mais rápida e ágil”, aponta o coordenador sobre o processo de gestão de conteúdo do site.

Agora, os profissionais de saúde poderão acessar os manuais de coleta atualizados; esclarecer dúvidas quanto ao sistema GAL (Gerenciador de Ambiente Laboratorial), além de acessar facilmente as orientações sobre as condições adequadas de acondicionamento e transporte das amostras e horários de recebimentos na Funed. “Além dos cidadãos, também levamos em consideração, para a construção do hotsite, as dúvidas mais frequentes dos profissionais de saúde. Assim, temos um espaço dedicado aos profissionais de saúde para facilitar o trabalho da linha de frente, da mesma forma que o hotsite da SES-MG sobre o Coronavírus”, explica o coordenador da Qualidade.

Já os laboratórios de Minas Gerais que compõem a Rede Covid-19 ou os que estejam em processo de habilitação, terão também uma página onde todas as informações e documentos estão organizadas e acessíveis para facilitar o seu processo de habilitação.

O que a hotsite Covid-19 Funed traz de novo?

Por Priscilla Fujiwara 

Veja mais notícias de: Geral

Publicado em: 06 de julho de 2020 14:04

Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:55