Funed realiza exposição fotográfica virtual “Foco na Cobra”

Um dos passeios mais tradicionais e curiosos em Belo Horizonte, é a visita ao Serpentário da Fundação Ezequiel Dias (Funed). O espaço atrai estudantes e pesquisadores, que veem de perto diversas espécies, como jiboia, cascavel, falsa coral e jararacas e aprendem sobre os seus hábitos, histórias e particularidades.

Com as vistas ao público suspensas – devido às medidas de prevenção durante o período de pandemia causado pelo novo coronavírus, os servidores do Serpentário e fotógrafos Rafael Batista e Léo Noronha fizeram uma curadoria de seu acervo de imagens das cobras do Serpentário, que estarão na exposição virtual “Foco na Cobra”.

A mostra foi idealizada pela equipe do Serpentário para celebrar o Dia Mundial da Cobra, 16 de julho, data criada para combater os mitos em torno do animal, promover a sua preservação e, principalmente, destacar a sua importância para o meio ambiente. No Serviço de Animais Peçonhentos hoje têm 200 cobras e na exposição, 29. Foram selecionadas fotos de espécies de cobras que menos chegam na Funed, como é o caso da Suaçuboia (Corallus hortulana).

Também estão na Mostra, cobras da exposição permanente que são populares entre os visitantes, como é o caso da jiboia mascote da Funed, Jiboned. “Quem não se lembra da Jiboned? A cobra encontrada na Praça Raul Soares que teve o seu nome escolhido pela população”, comentou o chefe do Serviço de Animais Peçonhentos da Fundação, Rômulo de Toledo.

A exposição começa a partir do dia 13/7, nas redes sociais da Funed. Durante esta semana, todos os dias novas fotos com um olhar único, científico e atento dos fotógrafos serão apresentados ao público. Ao final, o acervo da exposição será disponibilizado no site da instituição.

Confira abaixo a galeria com as fotos da exposição que serão atualizadas diariamente ao longo da semana:

Dia 13/7: [Foco no recebimento de animais]

 

Dia 14/7: [Foco na produção de veneno]

 

Dia 15/7: [Foco no atendimento]

 

Dia 16/7: Dia da Cobra [Foco na Jiboned]

 

Dia 17/7: [Foco na cobra]

 

Popularização da Ciência

Além da exposição fotográfica virtual, em alusão ao Dia da Cobra, a Funed irá “ocupar virtualmente” o Museu MM Gerdau. No dia 23 de julho, a chefe do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência, Giselle Cota, irá apresentar em um vídeo esclarecedor sobre a importância das serpentes para o ecossistema, o histórico de trabalhos realizados pela Funed, além de apresentar a relevância de uma coleção científica para a sociedade e para a preservação das espécies.

A equipe do programa Ciência em Movimento também irá ensinar em um tutorial lúdico e divertido como transformar canudos em uma cobrinha. Todo material poderá ser acessado nos canais do Youtube do Museu MM Gerdau e da Funed.

Serpentário

O serpentário da Funed é um espaço de assombro e deslumbramento. Ele oferece ao visitante uma visão única sobre esses animais que, ao longo da história, sempre causaram medo e fascínio. Além do espaço reservado para os pesquisadores visitantes e curiosos, a Fundação mantém também um criatório, para pesquisa e extração de veneno.

Nos últimos cinco anos o Serviço de Animais Peçonhentos (SAP), que é responsável pela coordenação do Serpentário, atendeu em torno de 250 instituições e ministrou palestra sobre biologia e comportamento de serpentes, aranhas e escorpiões; prevenção de acidentes com animais peçonhentos, primeiros socorros e produção de soro para mais de oito mil pessoas.

As visitas e o atendimento estão suspensos, porém o público pode conhecer o Serpentário e aprender um pouco mais sobre o universo das cobras na visita em 360º produzida pelo projeto Minas faz Ciência da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig).

Serviço:

Exposição Virtual Fotográfica “Foco na Cobra”
Data: a partir do dia 13/7
Local:  rede sociais e site da Funed

Por Priscilla Fujiwara / ACS Funed

Veja mais notícias de: Geral

Publicado em: 17 de julho de 2020 09:34

Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:55

Um comentário em “Funed realiza exposição fotográfica virtual “Foco na Cobra”

  • 17 de julho de 2020 em 16:09
    Permalink

    Boa tarde. A exposição fotográfica foi uma ideia muito interessante e eficiente para a divulgação do tema. Entretanto senti falta de informações sobre as serpentes em suas respectivas fotos. Acho que deveriam ter colocado informações como regiões onde vivem, se são peçonhentas ou não. Os textos que colocaram junto às fotos são importantes, mas poderiam ser colocados abaixo do título de cada dia e com as fotos uma breve descrição da serpente.

Fechado para comentários.