113 anos de história, ciência e saúde

Mais de 100 anos de uma história repleta de fatos curiosos e de muitas descobertas importantes nas áreas da saúde pública e da ciência. Essa é a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que nesta segunda-feira, 3 de agosto, completa 113 anos. Para conhecer um pouco mais dessa instituição centenária, preparamos, ao longo do mês de agosto, uma série de postagens com matérias, fotos e curiosidades não só sobre o trabalho desenvolvido na Fundação, como também de personalidades que por aqui passaram.

Convidamos você a acompanhar essas divulgações, que estarão disponíveis em canais de comunicação como Intranet, site e redes sociais da Funed, e fazer conosco um resgate histórico de fatos importantes que contribuíram para o que a Fundação é hoje, um importante centro de pesquisas científicas, diagnósticos laboratoriais, vigilância em saúde e produção de medicamentos e insumos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o presidente da Funed, Maurício Santos, é de suma importância resgatar a história da instituição, principalmente pelo período em que estamos vivendo, de uma pandemia por um vírus até então desconhecido. “A Fundação Ezequiel Dias, desde o princípio de sua história, sempre teve grande relevância no contexto da ciência e da saúde, trazendo descobertas e soluções que tanto contribuem para a qualidade de vida da população. Hoje isso não é diferente. Somos o laboratório de referência da rede pública estadual nos exames da covid-19 e temos desenvolvido estudos e pesquisas no intuito de contribuir para o enfrentamento do novo coronavírus”, destaca.

Resgate histórico

Para quem pensa que a Funed sempre funcionou no bairro Gameleira, ou que tudo começou na rua da Bahia, onde hoje funciona a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, terá uma surpresa ao acompanhar essa série. Ezequiel Caetano Dias, seu fundador, trabalhava como ajudante acadêmico de medicina do Instituto Manguinhos (hoje Fiocruz, no Rio de Janeiro) e veio para Belo Horizonte onde, no dia 3 de agosto de 1907, inaugurou a primeira filial do Instituto. A trajetória da Funed se mistura a de seu fundador e mostra um interesse, cada vez mais crescente, de expandir os conhecimentos em prol da saúde pública como um todo.

Nas próximas matérias, você poderá conhecer em detalhes essa história e saber um pouco mais sobre temas como “Ensino e pesquisa em Minas Gerais e na Funed”; “A importância da produção de medicamentos da Funed”; “Epidemias em Minas Gerais e o papel da Funed” e “A Funed hoje”. Faremos também postagens com imagens que mostram o antes e o agora de espaços como a primeira sede, biblioteca, serpentário e laboratório. Convidamos você a também conferir pequenas notas, que mostram casos e curiosidades sobre a Funed em um tom mais informal e descontraído. E, por fim, haverá ainda a divulgação de perfis de pessoas ilustres, sejam elas históricas ou anônimas, mas que tiveram um grande impacto na trajetória da Funed. Todo esse material será divulgado ao longo do mês.

Programação de aniversário

As ações não param por aqui. A Funed também está preparando uma programação especial que envolve não só os servidores da Casa como parceiros do SUS e do governo do Estado de Minas Gerais. Tudo isso com o intuito de celebrar o aniversário da Fundação e também divulgar o trabalho realizado ao longo desses 113 anos de história.

Em junho, teve início uma série de posts com a temática “Por trás desta máscara tem um servidor orgulhoso de trabalhar por você”, em que os servidores aparecem contando há quanto tempo trabalham na Fundação e em qual setor atuam. A contagem regressiva começou no dia 1º de junho e, ao todo mais de 60 servidores participaram da campanha. Foi também criado o filtro para redes sociais “Funed 113 anos” que será utilizada a partir do dia 3 de agosto. Se você é fã e seguidor da Funed no Instagram e Facebook, poderá utilizar o filtro desenvolvido especialmente para a data e comemorar conosco o aniversário da Fundação em suas redes sociais. Clique aqui para acessar e usar o filtro.

Já no dia 19 de agosto, haverá a live comemorativa aos 113 anos da Funed, com a participação da empresa GSK e de convidados especialistas em saúde pública no Brasil. O tema a ser apresentado é: “Lições aprendidas nas salas de vacinação: 10 anos de experiência com a vacinação contra a doença meningocócica no PNI”. Mais próximo à data, faremos a ampla divulgação desse evento, com o link para que você também possa participar. Enquanto isso, convidamos a todos para manifestar seu carinho pela Funed, enviando sua mensagem de felicitações pelo aniversário da Fundação.As mensagens, que podem ser em forma de vídeo ou texto, podem ser enviadas pelas redes sociais ou para o e-mail: comunicacao@funed.mg.gov.br.

Por Ana Paula Brum / ACS Funed