Funed participa do 8º Fala Ciência
Curso de divulgação científica capacita pesquisadores, comunicadores e estudantes
A Fundação Ezequiel Dias (Funed) participa da oitava edição do curso de comunicação pública da ciência e tecnologia, Fala Ciência, organizado conjuntamente pelas Instituições da Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a Fundação faz parte. Realizado no dia 27 de agosto, das 9h às 17h, e com programação voltada a sensibilizar e compartilhar possibilidades para a divulgação científica, os conteúdos são voltados não apenas a profissionais da área da Comunicação, mas também para pesquisadores, sejam professores ou estudantes, de todas as áreas de conhecimento.
Pela primeira vez on-line e com transmissão pelo canal www.youtube.com/fapemigoficial, o evento será composto por três mesas-redondas e três sessões simultâneas. Além de participar na construção da programação do evento, a Funed vai contribuir com o encontro por meio da participação das jornalistas Nayane Breder (assessora de comunicação pública da ciência, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento) e Priscilla Fujiwara (Assessoria de Comunicação), na mesa intitulada Políticas Institucionais de Divulgação Científica: experiências de sucesso e desafios. Para as sessões, na parte da tarde, o objetivo é aproximar palestrantes e espectadores, buscando uma experiência mais intensa de interação. Em todos os momentos das apresentações será possível enviar perguntas e observações.
A abertura será feita pelo presidente interino da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), Paulo Sérgio Beirão, e pela jornalista Bárbara Duque, coordenadora da RMMC. A programação será exibida pelo canal do Youtube da Fapemig. A participação confere certificado e, embora não seja necessário realizar a inscrição para participar do evento, os interessados em obter a certificação devem inscrever-se por este link.
Confira a programação
Mesas-redondas: divulgação científica na pandemia, nas instituições e no jornalismo
Ao todo, o curso Fala Ciência será composto por três mesas-redondas distribuídas ao longo da manhã e no início da tarde. Em ordem de apresentação, são elas “Cobertura jornalística da pandemia: lições e desafios”, “Políticas institucionais de divulgação científica” e “Por que os cientistas (mais do que nunca) precisam falar com os jornalistas”. Todas têm duração de uma hora e meia.
Dando início à programação do evento, às 9h30, a sessão que debate a cobertura jornalística da covid-19 recebe os jornalistas Luisa Massarani, coordenadora do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e Luis Felipe Fernandes Neves, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ensino em Biociências e Saúde da Fiocruz, na linha de pesquisa Divulgação, Popularização e Jornalismo Científico. A mediação será realizada pela jornalista Fernanda Fabrino, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig).
A segunda mesa-redonda, às 11h, é voltada para a divulgação de pesquisas em diferentes instituições, de forma a potencializar as ações de comunicação e popularização da ciência. Também serão apresentadas políticas institucionais bem-sucedidas nesse campo. As convidadas e respectivas instituições representadas são Diélen Borges (UFU), Édina Ferreira (UFRGS), Nayane Breder (Funed), Priscilla Fujiwara (Funed) e Sônia de Oliveira (Cefet-MG). A PUC-MG também está presente por meio da mediação de Marisa Cardoso.
Já na terceira apresentação, às 14h, as jornalistas Sabine Righetti, da Agência Bori, e Amanda Milléo Almeida, da Gazeta do Povo, conversam sobre a atuação jornalística como uma ponte entre os cientistas e a população. Tópicos como a importância da disponibilidade dos pesquisadores como fontes e a construção da relação de confiança entre esses profissionais e o público também serão abordados. A jornalista Diélen Borges será responsável pela mediação.
Sessões: divulgação científica nos podcasts, nas escolas e na imprensa
No ato de inscrição, os interessados devem optar entre três sessões que acontecem simultaneamente na parte da tarde, entre 15h30 e 17h. Elas são intituladas “Assessoria de imprensa: agite antes de usar”, “Divulgação Científica ao pé do ouvido: surfando na onda do podcast” e “Escola Básica: lugar de divulgação científica?”.
Na sessão sobre como estreitar a relação entre pesquisadores e assessorias de imprensa, serão abordados os desafios e as estratégias para estimular cientistas a divulgarem seus estudos em formatos mais acessíveis. Os convidados são os jornalistas Carlos Orsi e Bruno Lara, respectivamente, editor-chefe da Revista Questão de Ciência e pós-doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade de Brasília (UnB). As apresentações serão mediadas pela jornalista Lea Medeiros.
Já na sessão sobre a divulgação científica em podcasts, serão apresentadas formas de construir e preparar programas que caiam no gosto tanto de pesquisadores quanto de ouvintes. Os convidados são os jornalistas Bernardo Esteves e Bia Guimarães. Ambos apresentam e roteirizam seus respectivos podcasts: Esteves apresenta o programa A Terra é redonda, vinculado à revista Piauí; já Guimarães, o podcast 37 graus, cuja série mais recente foi realizada em parceria com a Folha de São Paulo. A mediação fica por conta da jornalista Laís Cerqueira.
As escolas com terrenos férteis para a divulgação científica são o tema de mais uma sessão. Nela, serão discutidas formas de apresentar a experiência científica para jovens, além de exemplos bem-sucedidos de inserção de cientistas no cotidiano de estudantes e professores de escolas básicas. Os convidados são os pesquisadores Luciano Mendes e Guilherme Lopes; o primeiro é secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) Minas, e o segundo é coordenador do “A ciência que fazemos”, projeto de extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A mediação será feita pela jornalista Ana Eliza Ferreira.
Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 25 de agosto de 2020 14:10
Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:54