Funed recebe mais 1,5 milhão de doses de vacinas para prevenção da meningite C

Novo quantitativo chegou ao Aeroporto Internacional de Belo Horizonte nesta quinta-feira (27/8) e já faz parte do novo contrato assinado com o Ministério da Saúde / Crédito: Divulgação BH Airport

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), que pertence ao Governo de Minas Gerais, irá receber cerca de 1,5 milhão de doses da vacina Meningocócica C para atender ao Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. A carga chegou na madrugada desta quinta-feira (27/8) no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte e segue para a Funed. No último mês, foi assinado novo contrato entre a Fundação e o Governo Federal para fornecimento da vacina, mantendo a posição da Funed como o único laboratório farmacêutico oficial do país responsável pelas doses da Meningocócica C ao PNI.

Com a recente assinatura do novo contrato entre Funed e Ministério da Saúde, a previsão é que 20 milhões de doses sejam destinadas ao PNI ao longo deste e do próximo ano. Até agosto, a Funed já entregou quase seis milhões de doses da vacina referente ao novo contrato. Para o presidente da Funed, Maurício Abreu Santos, “a renovação com o Ministério da Saúde veio em um momento crucial, uma vez que a pandemia do novo coronavírus reforça a importância dos cuidados com a saúde”.

Na produção do medicamento, a Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo. O diretor industrial da Funed, Bruno Pereira, ressalta os esforços de vários entes para fazer com que a vacina chegue à população. “Mesmo com as restrições impostas no transporte internacional por causa da covid-19, era necessário manter o fornecimento da vacina. Renovamos recentemente o contrato com o Ministério da Saúde e não mediremos esforços para fazer com que a vacina contra a meningite C chegue ao seu destino final”, afirmou o diretor.

Parceria Funed e GSK

Há 10 anos, a vacina Meningocócica C foi introduzida no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. Para a sua produção, a Funed possui uma Aliança Estratégica com a GSK para transferência de tecnologia. Ao longo dos 10 anos de parceria, foram mais de 100 milhões de doses da vacina distribuídas no território nacional.Neste momento de restrição de transporte internacional por conta da pandemia do novo coronavírus, o recebimento de mais 1,5 milhão de doses permite manter o fornecimento da vacina ao Ministério da Saúde, de forma que a população possa manter o calendário de cobertura vacinal em dia.

Para o diretor Industrial da Funed, a transferência de tecnologia da vacina Meningocócica C proporciona ganhos tangíveis e intangíveis à Funed e a toda população do país. “As vacinas, uma das principais formas de prevenção de doenças, proporcionam melhor qualidade de vida à população. Os resultados da inclusão da vacina Meningocócica C no Calendário Nacional de Vacinação comprovam os reflexos positivos da adoção da política de saúde com foco na prevenção. Entre 2010 e 2019, o número de casos da doença reduziu em 81%”, finaliza o diretor Bruno.