Live 113 anos Funed: lições aprendidas nas salas de vacinação

Em comemoração aos 113 anos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), a instituição, em colaboração com a farmacêutica GSK, realiza o evento on-line “Lições aprendidas nas salas de vacinação: 10 anos de experiência com a vacinação contra a doença meningocócica no Programa Nacional de Imunização (PNI)”.

O evento acontece na próxima na próxima quarta-feira (19/8), às 10h, e será transmitido pela página da GSK e reprisado no perfil de youtube da Funed. Para participar do evento, é preciso realizar cadastro neste link.

 

Evento on-line na próxima quarta-feira, 19/8, às 10h

Estão convidados para a mesa a gerente do projeto de transferência da vacina meningocócica C conjugada da Funed, Shirley Lima; o gerente médico de vacinas meningocócicas na GSK Brasil, Jessé Alves; o médico especialista em epidemiologia, José Geraldo Leite; e a coordenadora estadual do programa de imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josiane Gusmão.

Serão apresentadas as experiências nas salas de vacinação, abordando os fatores que favorecem e dificultam a vacinação e como reduzir ou mitigar os erros. Também serão apresentadas as ações efetivas para melhorar o cumprimento e adesão aos esquemas vacinas e as diferenças entre os calendários de vacinação brasileiros e como conciliá-lo.

Vacina Meningocócica C

A meningite C é um tipo de meningite bacteriana caracterizada pela inflamação das meninges e pode deixar sequelas ou levar à morte se o tratamento não for iniciado prontamente. A principal e mais eficaz medida de prevenção é por meio da vacina, que é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) nas Unidades de Saúde.

A Funed é o único Laboratório Farmacêutico Oficial (LFO) no Brasil que produz a vacina Meningocócica C. Em 10 anos, a Fundação entregou mais de 100 milhões de doses da vacina para ser distribuídas em todo país pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). Somente em 2019, foram entregues 15,4 milhões de doses da vacina.

De acordo com a base de dados do DataSUS, desde a introdução da vacina no Calendário Nacional, em 2010, já houve uma redução de 81% no número de casos da doença meningocócica invasiva pelo sorogrupo C, considerando todas as faixas etárias, aponta o diretor industrial da Funed, Bruno Pereira. “A redução de casos confirmados, por consequência a diminuição de mortes, de sequelas causadas pela doença meningocócica C e de surtos da doença, mostra ganhos efetivos que a vacina da Funed trouxe para a população”, afirma o diretor.

Para o fornecimento do medicamento ao Ministério da Saúde, a Funed possui uma parceria com o Laboratório GSK para a transferência de tecnologia do processo produtivo.

Saiba mais sobre o calendário de vacinação no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Serviço:
Live 113 anos Funed | Lições aprendidas nas salas de vacinação: 10 anos de experiência com a vacinação contra a doença meningocócica no PNI
Data: 19/8 – quarta-feira
Horário: 10h

Programação:

10h às 10h5 | Abertura
10h5 às 10h15 | Experiência nas salas de vacinação: fatores que favorecem e dificultam a vacinação
10h15 às 10h25 | Como reduzir ou mitigar erros na vacinação?
10h25 às 10h35 | Ações efetivas para melhorar o cumprimento e adesão aos esquemas vacinas
10h35 às 10h45 | Diferenças entre os calendários de vacinação brasileiros e como conciliá-los
10h45 às 10h55 | Perguntas e respostas
10h55 às 11h | Encerramento

O link para a página da transmissão será disponibilizado aos participantes inscritos nesse cadastro.

Por Priscilla Fujiwara

Veja mais notícias de: Geral

Publicado em: 17 de agosto de 2020 11:00

Última atualização: 05 de outubro de 2022 17:54