Funed participa pela terceira vez do festival e é coorganizadora da versão infantil

Uma das transformações do ‘novo mundo’ causada pela covid-19 está ligada à conexão digital, que é sem fronteiras. O Pint of Science, tradicional festival mundial que leva pesquisadores aos bares e restaurantes para falarem sobre ciência, tecnologia e inovação, neste ano foi parar na tela do computador.

No total, 11 países integram o festival e a edição nacional contará com a participação de 73 cidades de todas as regiões do país, nos dias 8, 9 e 10 de setembro. Outra novidade desta edição no Brasil e em Minas Gerais é o lançamento do Pint of Milk, uma ação para levar informação científica de forma divertida para o público infantil, a partir de conteúdos nas redes sociais.

Funed participa pela terceira vez do festival e é coorganizadora da versão infantil

Em Belo Horizonte, o festival Pint of Science é realizado pelo MM Gerdau, com apoio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (Fundep/UFMG) e da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que participa desta edição pelo terceiro ano consecutivo. Já o Pint of Milk é coorganizado pela Funed e pelo MM Gerdau.

Pint of Science.

Com o tema Mulheres protagonistas na ciência mineira, o Pint of Science, em Belo Horizonte, será no dia 8 de setembro, às 18h, no YouTube do MM Gerdau. Para falar sobre a presença feminina na pesquisa e na inovação, suas trajetórias e o fazer científico, foram convidadas para o bate-papo a pesquisadora e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Sílvia Fialho, a pesquisadora e diretora da Fiocruz Minas, Zélia Profeta, a pesquisadora da Faculdade de Educação da UFMG, Regina Helena de Freitas e a pesquisadora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG, Aline Miranda. São quatro cientistas em momentos distintos na carreira, de diferentes áreas da ciência, representando algumas das principais instituições de ciência e tecnologia em Minas Gerais, mas com uma coisa em comum: ciência de ponta.

A live será mediada por Marina Andrade, também coordenadora regional do evento em Minas Gerais e do programa CoMciência, do MM Gerdau, que explica sobre a curadoria da temática. “Recebemos pela quinta vez o Pint of Science. De três anos para cá, existe de fato uma preocupação sobre equidade na participação de homens e mulheres no evento e, nesta edição, a Fundep nos desafiou e decidimos promover uma edição composta exclusivamente por pesquisadoras”, conta.

Pint of Milk

Desta vez, o brinde à ciência não será somente para os adultos, com seus tradicionais chopes e cervejas. Que tal um brinde à ciência com um copo ou caneca de leite para as crianças? Pela primeira vez no Brasil e em Belo Horizonte, também será realizado o Pint of Milk – iniciativa do MM Gerdau, em parceria com a Funed.

A proposta é levar informação científica de forma divertida para o público infantil, com uma série de vídeos, podcasts e tutoriais nas redes sociais da Funed e do MM Gerdau. “O compartilhamento do conhecimento científico é uma prática permanente da Funed, cientes também do importante papel social como uma Instituição de Ciência e Tecnologia. Participar de um festival como o Pint of Science, pela terceira edição consecutiva, representa muito para a manutenção dessa prática”, salientou a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Sílvia Fialho.

“Neste ano temos também a honra de sermos coorganizadores da primeira edição do Pint of Milk, um brinde à ciência para nossas crianças. Esperamos contribuir para o sucesso desta iniciativa, muito oportuna no atual cenário em que estamos vivendo”, finalizou.

Programação

Pint of Science 

Live | Onde estão as cientistas mineiras? 
Quando: 8/9 (terça-feira) às 18h
Onde: YouTube do MM Gerdau
Fundep e MMGerdau promovem a live “Onde estão as cientistas mineiras?”, uma conversa com Zélia Profeta (Fiocruz Minas), Regina Helena de Freitas (FAE UFMG), Aline Miranda (ICB UFMG) e Sílvia Ligório (Funed). Protagonistas na ciência mineira conversam sobre suas pesquisas, carreiras e fazer científico. Quatro mulheres, quatro áreas da ciência, diferentes instituições e idades, momentos distintos na carreira, mas uma coisa em comum: ciência de ponta. A mediação é da coordenadora do Pint of Science BH, Marina Andrade.

Pint of Milk 

Uma parceria Funed e Educativo MM Gerdau

Podcats | O fascinante mundo das cobras: como elas se defendem?
Onde: Spotify do MM Gerdau e redes sociais da Funed
Quando: 8/9 (terça-feira) a partir das 16h
Será que as cobras sabem se defender? Neste podcast, a bióloga da Funed, Priscila Tavares, vai nos contar como as cobras fazem para enganar seus predadores, escapando da morte e conseguindo sobreviver na natureza.

Vídeo | O fascinante mundo das cobras: como reconhecê-las?
Onde: Youtube do MMGerdau e redes sociais da Funed
Quando: 8/9 (terça-feira) a partir das 16h
Coral, cascavel, jararaca… Você sabe reconhecer uma cobra? Assista ao vídeo, produzido pela bióloga da Funed, Giselle Cotta, e o estagiário Gean Carlos, e aprenda como fazer para identificar esses intrigantes animais.

Vídeo tutorial | Mãe, não joga fora! Construindo um microscópio com embalagem de amaciante! 
Onde: YouTube e Instagram do MMGerdau e redes sociais da Funed
Quando: 9/9 (quarta-feira)
Você sabia que uma embalagem de amaciante de roupas pode ser transformada em um microscópio caseiro? Separe a sua e aprenda como fazer, neste divertido tutorial da bióloga da Funed, Patrícia Cota.

Vídeo | As cores que vejo
Onde: Youtube e redes sociais da Funed
Quando: 9/9 (quarta-feira)
As telas de nossos computadores e tablets parecem um mundo das cores. Mas como será que essas cores se formam? Neste vídeo, o pesquisador da Funed Luiz Guilherme Heneine vai nos mostrar como essa magia colorida acontece. Se ligue!

Vídeo | Ao Centro da Terra: um diálogo entre crianças e o Museu sobre geociências
Onde: Youtube e Instagram MMGerdau 
Quando: 10/9 (quinta-feira)
Produção: Educativo MMGerdau 
Como será o centro da Terra? Quem nunca pensou em cavar um grande túnel e desvendar esse mistério? Nessa jornada pelo conhecimento das profundezas da terra, muitas foram as tentativas de descrever a sua estruturação e composição. A partir dos avanços técnicos e científicos feitos no século 20, esse interior foi cada vez mais entendido pelas Geociências. A oficina “Ao Centro da Terra” apresenta um modelo em três dimensões para investigar e conhecer essas profundezas, que aliás, irá caber na palma de sua mão! Então se prepare para essa jornada, quais outras descobertas internas teremos?

Vídeo | NA NANO NANINHA
Onde: YouTube e redes sociais da Funed
Quando: 10/9 (quinta-feira)
Os amigos Na e No vão nos contar o que é nanotecnologia e como ela pode ajudar a cuidar da nossa saúde. A animação foi criada e produzida por Jota Santos, com informações técnicas da pesquisadora Sílvia Fialho. Ambos são da Funed.

Veja mais notícias de: Geral

Publicado em: 02 de setembro de 2020 17:05

Última atualização: 02 de setembro de 2020 17:19