Conheça as ações virtuais do Funed na Escola

Projeto de Popularização da Ciência promove palestras on-line em escolas de BH e Região Metropolitana

No próximo dia 22, quinta-feira, acontece a primeira palestra on-line do Funed na Escola, no Colégio São Paulo da Cruz, na região do Barreiro. O programa da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que faz parte do governo de Minas Gerais, tem o objetivo de popularizar o conhecimento científico, abordando temas de ciências e tecnologia relacionados às áreas de atuação da Fundação, de forma a fortalecer o ensino de disciplina nas escolas públicas e particulares de Belo Horizonte e região metropolitana.

Esse primeiro encontro virtual será direcionado a 230 alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e vai falar sobre vacinas, por meio da palestra da farmacêutica e gerente de projetos Funed, Shirley Lasmar Lima. No dia 29 de outubro, será a vez dos alunos do 7º ano da Escola Olimpo receberem a palestra Animais Peçonhentos e Prevenção de Acidentes,  proferida por Priscila Moreira Tavares, bióloga e coordenadora do Funed na Escola.

Funed na Escola

A Funed criou, em 2019, o programa Funed na Escola, que aborda temas de ciências e tecnologia relacionados às áreas de atuação da Fundação. Durante as intervenções do programa, pesquisadores da Funed, dentro das respectivas áreas de atuação, realizam, presencialmente, palestras lúdicas e interativas direcionadas aos estudantes dos ensinos Fundamental e Médio, sobre diferentes temas relacionados à ciência e tecnologia, como: Animais Peçonhentos, Abelhas, Nutrição – Você sabe o que come?, Dengue e Febre Amarela, Universo das Células, Resíduos e Reciclagem e Biotecnologia.

De março a novembro de 2019, o programa Funed na Escola atendeu oito escolas, sendo quatro públicas e quatro privadas, levando conhecimento científico para 1.551 estudantes. As intervenções permitiram a troca de informações entre os cientistas e a comunidade estudantil por meio de um diálogo horizontal para construção do conhecimento.

Para o ano de 2020, houve uma mudança na abordagem da popularização da ciência em decorrência da pandemia do novo coronavírus. As ações presenciais do programa Funed na Escola foram suspensas e ações virtuais foram desenvolvidas nas redes sociais da Fundação como: Funed em Casa, Falando em Bicho, Descomplicada Ciência, Cientista da Funed, Mitos e Verdades e o podcast Casos e Cases.

De acordo com a idealizadora do Funed na Escola, Patrícia Cota, o cenário atual ainda é incerto e não se sabe quando as atividades presencias nas escolas vão se normalizar. “Por isso, espera-se que o programa contribua remotamente no ensino de ciências, tratando, principalmente, de temas de grande importância para saúde pública. O tema vacinas tem sido um dos mais solicitados pelas escolas  devido à pandemia”, conta Patrícia.

Com a adaptação das escolas ao modelo de aulas à distância, o programa vislumbra a possibilidade de dar continuidade às suas ações para o ano de 2021 também nesse formato. “Nosso trabalho, a partir de agora, é desenvolver formas de chegar até os estudantes das escolas públicas usando a popularização da ciência com estratégia de inclusão social”, afirma Priscila Tavares.

Escolas interessadas em receber as palestras virtuais devem entrar em contato pelo email: funednaescola@funed.mg.gov.br

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 21 de outubro de 2020 12:43

Última atualização: 21 de outubro de 2020 14:55