Funed realiza Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), como parte do Governo de Minas, vai realizar, de 19 a 23 de outubro, a tradicional Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que neste ano, tem como tema Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira.

Promovido pelo Ministério da Ciência Tecnologia e Inovações (MCTI), o objetivo do evento – que acontece em diversas instituições de todo o país – é inspirar crianças, jovens e a comunidade em geral para o desenvolvimento de uma série de atividades que possam aproximar a ciência e a tecnologia do dia a dia de todos.

No contexto da pandemia causada pela covid-19, ações como essa promovem a reflexão sobre o uso de diversas tecnologias na saúde pública. Para o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Carlos Eduardo Amaral, é preciso trabalhar estrategicamente para o desenvolvimento de soluções em saúde que incluam a Inteligência Artificial (IA), mas, sobretudo, é preciso envolver a população na discussão sobre o tema. “A Funed, como uma instituição que atua na realização de pesquisas, exames e diagnósticos e também na produção de medicamentos tem muito a acrescentar a esse debate”, afirma o secretário, que vai participar da abertura do evento.

A programação será totalmente on-line nos canais da Funed, com vídeos, podcast e live. Ela vai abordar a aplicação da Inteligência Artificial (AI) na predição de antígenos alternativos para produção de soros antivenenos; na classificação de tumores humanos e na pesquisa científica; além dos impactos da IA na sociedade contemporânea e interface entre homem e máquina.

Apesar da pandemia, a Funed buscou alternativas para manter a sua agenda de pesquisa e inovação, como explica o vice-presidente da instituição, Ronei Ramos Monteiro, “a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é um espaço importante de divulgação científica, formação e estímulo para jovens pesquisadores. Não podíamos abrir mão, apesar do distanciamento social imposto pelo momento”, defende.

A Fundação promove a SNCT desde 2009 e também desenvolve a atividade como uma forma de despertar vocações científicas. “Muitas pessoas são envolvidas na realização do evento, como pesquisadores e outros servidores da Funed, mas o que nos enche de alegria é ver o envolvimento dos bolsistas de ensino médio e graduação. É uma atividade capaz de ampliar os horizontes deles para as infinitas possibilidades da ciência”, acredita Sílvia Fialho, diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Fundação.

Para participar, não é necessário fazer inscrição.

Confira a programação

ABERTURA: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SAÚDE PÚBLICA Palestrante: SES/FUNED
Plataforma: YOUTUBE
Formato: vídeo SES sobre a importância da inteligência artificial na saúde pública / vídeo Funed sobre o histórico de participação da instituição na SNCT NACIONAL
Data: 19/10/2020 – ABERTURA SNCT

OS IMPACTOS DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E INTERFACE ENTRE HOMEM E MÁQUINA UTILIZANDO LINGUAGEM NATURAL
Palestrante: Agnaldo Lopes Martins – Open Robotics
Plataforma: YOUTUBE
Formato: vídeo
Data: 20/10/2020

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PREDIÇÃO DE ANTÍGENOS ALTERNATIVOS PARA PRODUÇÃO DE SOROS ANTIVENENOS
Palestrante: Clara Guerra Duarte – Funed
Plataforma: YOUTUBE
Formato: vídeo
Data: 21/10/2020

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA CLASSIFICAÇÃO DE TUMORES HUMANOS
Palestrante: Luciana Silva – Funed
Plataforma: Youtube
Formato: LIVE
Data:22/10/2020
Horário: 10h às 11h

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
Palestrante: Luiz Carlos Pataca – Funed
Plataforma: soundcloud
Formato: podcast
Data: 23/10/2020

Inteligência artificial no desenvolvimento de pesquisas científicas
Palestrante: Jota Santos – Funed
Plataforma: Youtube
Formato: vídeo
Data: 23/10/2020

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 13 de outubro de 2020 18:24

Última atualização: 21 de outubro de 2020 16:53