Funed na Escola: última palestra do ano foi sobre vacinas

Última palestra do ano foi sobre vacinas, para alunos do Ensino Médio

Origem, conceito e tipos de vacina, importância da vacinação para a saúde pública, atualização do andamento e perspectivas das vacinas contra a covid-19 foram os temas abordados em palestra realizada na última terça-feira, 1º/12, pelo Programa Funed na Escola, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), instituição integrante do Governo de Minas Gerais. A palestra foi ministrada em formato on-line, ao vivo, para cerca de 80 alunos do Ensino Médio do Colégio Sagrado Coração de Maria, em Belo Horizonte.

A palestrante foi a doutora em Bioquímica e Imunologia Luciana Souza de Oliveira, pesquisadora do Serviço de Bioquímica de Proteínas e Venenos Animais, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed. Luciana também falou sobre as principais fake news sobre vacinas, esclarecendo dúvidas e desmitificando algumas questões acerca do tema. “Reforcei a importância das vacinas e a excelência do Programa Nacional de Imunização brasileiro. Também esclareci sobre os processos de desenvolvimento e produção e atualizei sobre as vacinas que estão sendo produzidas contra a ovid-19 no Brasil e no mundo, que é o assunto de maior interesse atualmente. Acredito que essas atividades de aproximação de nós, pesquisadores, com a sociedade são de grande importância para divulgação do conhecimento científico, colaborando no combate às fakes news que estão sendo tão disseminadas no cenário atual”, aponta Luciana.

As palestras foram solicitadas pelo professor de biologia Mário Henrique de Lima Figueiredo, que recebeu indicação do Funed na Escola por meio do Colégio Marista Dom Silvério, onde também atua como professor. “Informar e conscientizar os estudantes da Educação Básica torna-se uma estratégia importante, pois são jovens que podem atuar como importantes agentes de esclarecimento e combate a notícias falsas, hoje conhecidas como fake news”, diz Mário Henrique.

Ainda segundo o professor, o Programa Funed na Escola realiza um trabalho de grande valor ao aproximar a comunidade científica da escola regular. “A Funed cumpre o papel de educador, o que pode ser evidenciado pelo interesse e participação dos estudantes durante as palestras realizadas. O Colégio Sagrado Coração de Maria de BH agradece a oportunidade de poder realizar este evento e contribuir com o crescimento pessoal e acadêmico de nossos alunos”, complementa.

Esta foi a última palestra do Funed na Escola deste ano. A agenda de 2021 será aberta no mês de fevereiro, de acordo com o retorno das aulas em Belo Horizonte e região, no formato presencial ou remoto.


Por Nayane Breder (Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento)