Cidadão pode acessar resultados de exames de covid-19 pelo Conecte SUS

O cenário dinâmico e de grande risco à população provocado pela pandemia do novo coronavírus exigiu respostas contundentes de todo o sistema de saúde e, em especial do Sistema Único de Saúde (SUS), de coordenar as ações nacionais e orquestrar os esforços de estados, municípios e mesmo da Saúde Suplementar.

Foi com esse objetivo e com essa missão que o projeto da Rede Nacional de Dados em Saúde – RNDS, que faz parte da Estratégia Digital de Saúde do Brasil, foi reorientado para receber e compartilhar informações que pudessem suportar cidadãos e profissionais de saúde no combate à covid-19. Dessa forma, o Ministério da Saúde, com o apoio dos Laboratórios Públicos, como a Fundação Ezequiel Dias (Funed), e Privados, permitirá a recepção e o compartilhamento dos resultados dos exames relacionados ao coronavírus que poderão ser acessados pelo cidadão por meio do aplicativo Conecte SUS Cidadão.

O Conecte SUS Cidadão é o aplicativo do Ministério da Saúde, reestruturado a partir do Meu DigiSUS, para fornecer ao cidadão a visibilidade das interações realizadas nos pontos da Rede de Atenção à Saúde, permitindo o acesso ao histórico de atendimento do cidadão para continuidade do cuidado nos setores público e privado.

O aplicativo, que está disponível nas plataformas Play Store e App Store, irá mostrar na página pessoal do usuário os resultados de exames relacionados à covid-19, além de outros exames feitos pelo cidadão. A segurança foi intensificada através da integração com o “gov.br”, por meio de um login único pelo CPF implementado pelo Governo, em que o cidadão consegue ter mais segurança dos dados que serão visualizados no aplicativo. Além disso, o app também permite o acesso às informações relacionadas à caderneta de vacinas e dispensação de medicamentos.

Com informações do Ministério da Saúde

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 19 de janeiro de 2021 17:04