Defesa de Dissertação

Mestrado da Funed terá sua primeira defesa

O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Fundação Ezequiel Dias (Funed) irá realizar, nesta sexta-feira (26/2), a primeira defesa de dissertação do curso de Mestrado Profissional em Biotecnologia. O trabalho, intitulado Detecção Molecular de Bartonella spp. para diagnóstico laboratorial de bartoneloses, é do discente Yago Machado da Silva, orientado pela Dra. Silvia Oloris, da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento (DPD). A apresentação terá início às 14h, por meio de videoconferência.

O curso de mestrado da Funed oferece duas linhas de pesquisa: bioprodutos e bioensaios. A linha de pesquisa de Yago foi a de bioensaios, sobre a implantação do PCR em tempo real para complementar o diagnóstico das bartoneloses, doença infectocontagiosa transmitida por arranhadura e mordida de animais, principalmente os gatos.

Atualmente, o método realizado pelo Laboratório Referência Nacional em Riquetsioses, do Serviço de Virologia e Riquetsioses (SVR) da Funed, é a Imunofluorescência Indireta (IFI), um método que visa buscar anticorpos contra Bartonella no soro e plasma dos pacientes, mas que, segundo Yago, apresenta uma dificuldade em avaliar uma infecção aguda (recente) de uma prévia. “A proposta do projeto foi implantar um método molecular, que é o PCR em tempo real, que analisa se há ou não a presença do material genético dessa bactéria, para complementar os exames já oferecidos pelo laboratório”, explica o mestrando.

Yago realizou sua pesquisa no SVR, deixando seu agradecimento à equipe da área. No que se refere a projetos profissionais, após conquistar o título de mestre, diz que pretende continuar utilizando a biotecnologia na pesquisa, visando um doutorado. “O curso de mestrado contribuiu bastante no aprendizado sobre delineamento de projetos, técnicas e fonte de informações, que eu utilizarei em pesquisas futuras”, complementa.

A banca examinadora da defesa tem como membros titulares as doutoras e docentes do curso Sílvia Catarina Oloris e Jovita Gazzinelli Madeira, e o doutor Marcos Vinícius Silva, da Diretoria do Instituto Octávio Magalhães (DIOM). Quem se interessar em assistir à defesa, basta acessar o link, às 14h, do dia 26 de fevereiro de 2021.

Veja mais notícias de: Mestrado

Publicado em: 24 de fevereiro de 2021 15:35