Funed na Marcha pela Ciência

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) está presente em mais uma edição da Marcha pela Ciência, que neste ano tem como tema Escola, Ciência e Arte. Já em sua quinta edição, o evento acontece no dia 28 de abril, em formato virtual, e contará com debate promovido pela Funed sobre o (Re)Pensar a arte, a educação e a ciência para novas formas de construção de conhecimento. A mesa, mediada por Jota Santos, graduado em Letras e Cinema de Animação, ilustrador, animador e filmmaker da Funed, ocorre das 18h30 às 19h30, no canal da Funed no Youtube, e terá a participação da bióloga e divulgadora da ciência, Giselle Cotta, da bióloga e ilustradora científica, Myrian Morato, e da farmacêutica Amanda Teixeira. As inscrições estão abertas até o dia 27/4, por meio deste link.

Também no dia da Marcha pela Ciência a Funed irá disponibilizar parte de seu acervo histórico on-line, com o título Memória da Ciência – objetos usados na pesquisa científica no início do século XX. O objetivo é viabilizar, no atual contexto de isolamento social, o acesso ao acervo da Instituição e contar um pouco da sua história, por meio dos objetos técnicos que foram usados por vários profissionais no âmbito da pesquisa científica voltada para a saúde pública.

Para participar das oficinas oferecidas durante a Marcha, ou caso você queira receber um certificado de participação no evento, é necessário efetuar a inscrição (gratuita), clicando aqui. Veja aqui a programação completa. Mas caso você queira colaborar com a Marcha desde já, veja abaixo como você já pode participar:

A Marcha pela Ciência está promovendo um concurso de arte, cujo título é: Qual é a melhor representação artística da ciência para você? e visa a despertar, nos jovens estudantes mineiros, o interesse e o encantamento pelas ciências e pelas artes. Acesse aqui o documento com a descrição e as regras do concurso. A inscrição deve ser feita no formulário on-line de inscrição. Além disso, todas as pessoas envolvidas na produção do trabalho devem anexar, ao formulário de inscrição, o termo de autorização do uso da imagem e da voz, devidamente assinado, disponível no site da Marcha. Caso o(a) autor(a) da obra seja menor de 18 anos, o termo usado deve ser este e deve ser preenchido e assinado pelo(a) responsável pelo(a) autor(a).

A Marcha
A V Marcha pela Ciência em Minas Gerais – 2021, realizada no formato digital desde o ano passado devido à pandemia, integra um movimento internacional que, desde 2017, busca sensibilizar a população e as autoridades políticas para a valorização das ciências.

As Universidades, Institutos de pesquisa e o Sistema Único de Saúde (SUS) têm tido um papel fundamental no enfrentamento da pandemia. Assim, esse é o momento de afirmar que a Ciência e Tecnologia representam um setor estratégico e fundamental para um desenvolvimento sustentável dos pontos de vista ambiental, social e econômicos, de forma a garantir a vida e o bem-estar de toda a população. Sem ciência não há saúde, não há educação, não há combate às desigualdades e, por conseguinte, não há democracia. Desta forma, todas as instituições e entidades mineiras que fazem parte desse coletivo convocam, para o dia 28 de abril próximo, a Marcha Digital pela Ciência em Minas Gerais – 2021 em defesa da ciência, da educação, da saúde e da democracia.