Funed participa da nona edição do curso Fala Ciência

A Fundação Ezequiel Dias (Funed) participa, no dia 27 de maio, da nona edição do curso Fala Ciência, organizado pela Rede Mineira de Comunicação Científica (RMCC), da qual a Fundação faz parte. O encontro digital tem como tema Como, onde e quando divulgar?. A programação é gratuita e vai das 9h às 17h, podendo ser acompanhada pelo canal: bit.ly/canalfalaciencia.

A comunicação científica vem se tornando cada vez mais necessária diante do cenário em que o mundo se encontra, devido à pandemia da covid-19. Falar sobre ciência não é tarefa fácil e continua sendo um desafio para cientistas e comunicadores, principalmente diante de tantas possibilidades de acesso à informação. Por isso, o objetivo do curso é promover discussões, troca de conhecimento e experiências entre cientistas, comunicadores e divulgadores da ciência.

Nessa edição, a pesquisadora Luciana Silva, do Serviço de Biologia Celular da Funed, vai ser uma das palestrantes da mesa Como falar de ciência para públicos desconfiados e reduzir a desinformação. Luciana lembra que a palavra ‘ciência’ vem do latim scientia, que significa ‘conhecimento’, e que temos de ter em mente que o objetivo da ciência é explicar, descrever e prever os fenômenos a partir do desenvolvimento de procedimentos metodológicos que possam ser constantemente verificados e reproduzidos. “Não podemos confundir ciência com senso comum que, diferentemente da ciência, não possui rigor ou comprovação, sendo baseado apenas na crença. O mais interessante sobre a ciência é que ela nunca termina. Cada descoberta leva a mais perguntas, novos mistérios, a algo mais que precisa de explicação”, afirma a pesquisadora.

Além desse tema, a programação desta edição conta com outros especialistas que vão falar sobre algorítimos e seus impactos nos ambientes on-line; políticas institucionais de apoio à divulgação científica; museus virtuais e divulgação da ciência no Twitter. As inscrições devem ser feitas pelo Sympla (http://bit.ly/falaciencia2021), plataforma pela qual serão emitidos os certificados. A transmissão será pelo canal do Fala Ciência no YouTube (bit.ly/canalfalaciencia).

Confira a programação completa

9h às 9h30: Abertura

Marcus David (Reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF e vice-presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes)

Amanda Thomaz Monteiro (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM e membro do Comitê Coordenador da Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

9h30 – 11h: Como falar de ciência para públicos desconfiados e reduzir a desinformação

Debatedores: Viviane Alves (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – ICB/ UFMG) e Luciana Silva (Fundação Ezequiel Dias – Funed)

Mediador: Marcus Vinicius dos Santos (Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais – ICB/ UFMG e Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC).

Alguns dados já tornam possível afirmar que a pandemia promoveu uma verdadeira corrida de cientistas e de organizações de ensino e pesquisa às redes sociais e à mídia tradicional, como forma de combater a desinformação sobre a covid-19 e o coronavírus. São muitos os desafios para falar de ciência para não cientistas. E como corrigir informações falsas? Entender do assunto é suficiente? Como lidar com as críticas que não trazem nenhum embasamento científico? Como devem atuar os profissionais das várias áreas de comunicação?

11h – 12h30:  Algoritmos, plataformas e seus impactos na comunicação da ciência em ambientes on-line

Debatedores:  Amanda Jurno (Pesquisadora dos grupos R-EST e GAIA), Carlos D’Andréa (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG), Mila Laranjeira e Virgínia Mota (Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG e Canal Peixe Babel).

Mediadora: Vanessa Fagundes (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig e Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

A emergência de ferramentas on-line utilizadas para produção, edição e compartilhamento de informações e de mídias sociais que funcionam como locais de encontro e de sociabilidade representou um novo leque de possibilidades para a comunicação da ciência. Ao mesmo tempo, introduziu personagens que não só reconfiguram rotinas de profissionais e de instituições, mas também impõem uma nova lógica de audiência e de relevância. Como a mediação algorítmica e a plataformização da web impactam os processos de divulgação científica em ambiente on-line? Tal questão é o ponto de partida da mesa, que abordará estudos desenvolvidos sobre o tema e experiências práticas.

14h – 15h30: Políticas institucionais de apoio à Divulgação Científica

Debatedores: Natália Flores (Agência Bori e Labjor/Unicamp) e Marcelo Yamashita (Universidade Estadual Paulista – Unesp)

Mediadora: Ana Eliza Alvim (Universidade Federal de Lavras – Ufla)

A interação entre os cientistas e o público não especializado é cheia de desafios. Uma questão essencial é o suporte que esses cientistas recebem, ou deveriam receber, das instituições às quais estão ligados, para que possam empreender projetos e programas de divulgação científica. O apoio institucional é importante para o engajamento da comunidade acadêmica na comunicação da ciência e pode estar materializado em políticas institucionais robustas, que respaldem e estimulem os pesquisadores para o diálogo com a sociedade, e os oriente em boas práticas. O que caracteriza hoje as instituições brasileiras de pesquisa quanto a políticas institucionais de divulgação da ciência? Quais são as maiores dificuldades? O que temos de exemplos de sucesso e de práticas a serem seguidas? Qual a percepção dos cientistas sobre esse apoio institucional? Do que precisamos para avançar? – essas e outras questões vão perpassar as discussões da mesa.

15h30 – 17h: Mesas simultâneas

Acessibilidade Comunicacional: Museus Virtuais e Divulgação Científica

Debatedores: Camila Silveira (Universidade Federal do Paraná – UFPR) e Jéssica Norberto Rocha (Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro -Cecierj)

Mediador: Daniel Fernando BovolentaOvigli (Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM e Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

Envolver diversos setores em um processo participativo auxilia instituições voltadas à cultura científica a tornarem seus espaços convidativos, abertos e inclusivos. Com foco na importância da acessibilidade comunicacional, a mesa trata de museus virtuais e divulgação científica. As debatedoras apresentarão as perspectivas relacionadas ao conceito de acessibilidade, bem como ideias e estratégias adotadas em experiências realizadas em espaços científico-culturais.

Divulgação Científica no Twitter: segue o fio

Debatedores: Luiza Caires (Jornal da Universidade de São Paulo – USP) e Hugo Fernandes (Universidade Estadual do Ceará – UECE)

Mediadora: Diélen Borges (Universidade Federal de Uberlândia –UFUe Rede Mineira de Comunicação Científica – RMCC)

Falar sobre ciência no Twitter é estratégico. Com 186 milhões de usuários ativos em todo o mundo, o Twitter pode não ser a rede social mais popular, mas é onde acontece o debate entre influenciadores e tomadores de decisão: políticos, artistas, jornalistas e, cada vez mais, cientistas. Como aproveitar esse espaço, onde a informação se dissemina com mais rapidez e objetividade, para divulgar a ciência?

Serviço

Evento: 9º Fala Ciência – Como, onde e quando divulgar?

Data: 27/5/21

Horário: 9h às 17h

Inscrições pelo Symplahttp://bit.ly/falaciencia2021

Transmissão:  bit.ly/canalfalaciencia