Funed realiza reunião da nova composição do Conselho Curador

Na última sexta-feira (21/5), foi realizada a 30ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que teve seus novos membros designados recentemente, neste mês de maio. Entre os assuntos abordados na reunião, estão o regimento interno do Conselho Curador, a portaria que trata da Política de Inovação da Funed, o Relatório de Gestão da Funed dos últimos dois anos, o termo de doação de cabine de segurança biológica, além de discussão e aprovação do cronograma de reuniões do Conselho Curador até o final do ano.

Todas as instituições que integram o Conselho estavam representadas e presentes na reunião, sendo elas: Funed, Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), Secretaria de Estado de Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O presidente da Funed e do Conselho, Dario Ramalho, deu início à reunião fazendo um panorama do atual contexto da Fundação e apontando os desafios vislumbrados pela atual gestão. “Agradeço a disponibilidade de todos em participar da composição do Conselho e acredito que temos aqui um grupo estratégico, com membros extremamente comprometidos. A proposta é que as discussões contribuam para o desenvolvimento da Funed, indo além das tratativas burocráticas e documentais”, enfatizou o presidente.

Uma das demandas tratadas durante a reunião diz respeito à doação de uma Cabine de Segurança Biológica, que se encontrava ociosa na Funed, mas que atendia às necessidades do Hospital Júlia Kubistchek, vinculado à Fundação Hospitalar de Minas Gerais. A doação do equipamento – que é geralmente usado como contenção primária no trabalho com agentes de risco biológico, minimizando assim a exposição do operador, do produto e do ambiente –foi aprovada por todos os membros, sem ressalvas.

O Conselho também definiu que as próximas reuniões serão realizadas preferencialmente de forma virtual,conforme orientações institucionais atinentes ao enfrentamento da pandemia do COVID-19. Além das reuniões ordinárias que acontecerão nos dias 6 de agosto e 3 de dezembro, acontecerá uma reunião extraordinária, em junho, para discutir os próximos passos da Funed em termos de estratégias institucionais.