Pesquisadoras da Funed recebem prêmio por estudo sobre o tratamento da neovascularização ocular

O artigo Implantes intravítreos de ácido rosmarínico: uma nova abordagem terapêutica para neovascularização ocular recebeu o Prêmio Thieme 2021 como Trabalho Original Mais Inovador da revista Planta Medica. Entre os autores, destacam-se as pesquisadoras da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Sílvia Ligório Fialho, Luciana Maria Silva e Carolina Paula de Souza Moreira, além de pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Também participaram os bolsistas da Fundação Brenda Fernanda Moreira Castro e Oliver Araújo Lacerda Cotta.

Nesse trabalho, implantes intraoculares de ácido polilático-co-glicólico carregados com ácido rosmarínico foram desenvolvidos com o objetivo de contribuir para o tratamento da neovascularização ocular. O ácido rosmarínico, um composto derivado de planta com atividade antiangiogênica, pode ser aplicado para o tratamento de doenças oculares relacionadas à neovascularização, como retinopatia diabética, edema macular e degeneração macular relacionada à idade. Essas doenças representam as principais causas de cegueira em todo o mundo se não forem tratadas adequadamente. Os testes com animais mostraram que o ácido rosmarínico liberado dos implantes reduziu em 30% a formação de novos vasos. O implante intravítreo permitiu com sucesso a liberação prolongada desse componente e confirmou atividade na redução dos vasos, demonstrando potencial na prevenção da neovascularização em doenças oftálmicas.

Sobre o Prêmio

Desde 2013, a editora Thieme premia todos os anos o artigo mais promissor publicado na revista Planta Medica no ano anterior. A decisão do júri – dos Editores da revista – é estritamente pautada pela qualidade científica e pelo interesse que o artigo tem despertado na comunidade científica. A Planta Medica é o órgão oficial da Sociedade para Pesquisa de Plantas Medicinais e Produtos Naturais (GA). “Muito orgulho desse grupo! O Brasil faz ciência de qualidade com reconhecimento internacional! Obrigada e parabéns a todos os envolvidos!”, declara Sílvia Fialho, pesquisadora participante do trabalho premiado e diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed.

O vencedor do Prêmio Thieme é formalmente anunciado e o prêmio será entregue durante a conferência anual da Sociedade. O vencedor, representado por um dos autores, fará uma breve palestra para apresentação do trabalho.

Saiba mais informações sobre o Prêmio e leia o artigo publicado neste link.

 

Por Nayane Breder – Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento/Funed

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 23 de junho de 2021 18:25

Última atualização: 05 de outubro de 2022 15:19