Funed disponibiliza conteúdo virtual sobre serpentes

Há mais de um ano, o caminhão do Programa Ciência em Movimento não viaja pelas cidades mineiras, promovendo a troca de conhecimentos com a população sobre diferentes temas científicos. O olhar curioso das crianças, as perguntas sobre os animais peçonhentos e a ansiedade para entrar no caminhão fazem muita falta e, logo quando a pandemia passar, voltarão a acontecer. Enquanto isso, o público pode conferir o conteúdo virtual disponibilizado pela Fundação Ezequiel Dias (Funed) no site e no canal do Youtube.

O primeiro módulo disponível virtualmente é sobre serpentes. No vídeo de abertura, o visitante virtual vai conhecer um pouco da história do Programa e receberá as boas-vindas. No segundo, vai descobrir como identificar uma cobra peçonhenta. Já no terceiro, vai aprender a diferenciar uma cobra coral verdadeira da falsa coral e, no quarto, vai entender mais sobre o crânio e a dentição das serpentes.

De acordo com Giselle Cotta, coordenadora do Ciência em Movimento, a ideia de disponibilizar os conteúdos virtualmente surgiu para permitir o acesso da população ao conteúdo não somente durante a pandemia, mas também depois dela. “Ter esse material virtual vai suprir essa ausência momentânea de exposições presenciais. Acreditamos ainda que vai ampliar o acesso a esse conhecimento, mesmo depois da pandemia, afinal, Minas Gerais tem 853 municípios e é difícil atender a todos presencialmente”, afirma.

De acordo com Giselle, a interação por meio dos comentários na plataforma do Youtube abrirão novas possibilidades para esclarecimento de dúvidas e diálogo com o público. Outros módulos também estarão disponíveis em breve, com assuntos que incluem outros animais peçonhentos como abelhas, aranhas e escorpiões. “Estamos com muitas saudades do barulho das crianças, da troca de informações com os agentes de saúde locais e com toda a experiência sensorial que uma exposição presencial apresenta, mas estamos felizes por conseguir promover essa aproximação virtualmente”, conta a bióloga.