Funed promove live em comemoração ao Dia da Cobra
Em 16 de julho é comemorado o Dia Mundial da Cobra e a Fundação Ezequiel Dias (Funed) vai celebrar a data com a live Ah! Agora a Cobra vai falar!. A proposta é que a cobra “coloque a boca no mundo” para “falar” sobre virtudes e injustiças sofridas ao longo da história.
O evento terá início às 18h, do dia 16/7, e será transmitido pelo Youtube da Funed. A mediação será feita pela bióloga e divulgadora da ciência, Giselle Cotta. “O objetivo da live, que é aberta ao público, é trazer uma abordagem diferente sobre as serpentes, passando pela representação e simbologia dada a elas como guardiãs do conhecimento e símbolos da ressurreição e da boa saúde“, comenta Giselle. A bióloga da Funed reforça que, ainda hoje, esses animais figuram as diferentes culturas mundiais e contribuem significativamente para os avanços científicos e tecnológicos relacionados à melhoria da qualidade de vida.
Desde o início da história da humanidade, as cobras estão presentes. Seja oferecendo o fruto proibido ao homem, na tradição judaico-cristã; seja na tradição Iorubá, com a influência das serpentes sobre alguns fenômenos naturais como as chuvas e o arco-íris. Sentidos positivos e negativos vão ganhando forma e constituindo o imaginário acerca do animal.
Para permitir um bate-papo sobre esse e esses e outros aspectos, a live contará com a participação de convidados especialistas em serpentes. São eles:
Giuseppe Puorto, biólogo e pesquisador científico do Instituto Butantan. Giuseppe é ainda herpetólogo, especialista em serpentes.
Wallace Gomes, artista plástico e egiptólogo, irá falar sobre os aspectos simbólicos da serpente no Egito Antigo, do cotidiano ao sagrado.
Rejane Maria Lira da Silva, bióloga e coordenadora do Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Universidade Federal da Bahia.
No dia e horário do evento, acesse o canal da Funed!
Veja mais notícias de: Destaque
Publicado em: 14 de julho de 2021 13:18
Última atualização: 05 de outubro de 2022 15:19