Live em comemoração aos 20 anos da Floresta São Judas Tadeu

Em agosto, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) tem muitos motivos a comemorar. Além de ter completado 114 anos, no dia 3, a instituição também celebrou, no dia 7, o aniversário de 20 anos da Floresta São Judas Tadeu. Para comemorar e fazer com que mais servidores conheçam esse importante espaço, será realizada a live São Judas Tadeu – Tinha uma fazenda no meio da floresta. O encontro acontece no dia 12/8, quinta-feira, das 15h às 16h, e será transmitido pelo YouTube da Funed.

Será uma oportunidade de o servidor da casa conhecer um pouco mais da história e das potencialidades dessa Floresta, que foi primeira unidade de conservação ambiental na categoria Floresta Estadual de Minas Gerais. Localizada em Betim, a 35 km da sede da Fundação, o espaço tem cerca de 200 hectares de Fazenda, sendo 140 hectares de reserva florestal composta por dois biomas: Mata Atlântica e Cerrado, que incluem nascentes e pequenos riachos.

Fábio de Souza Luiz, chefe do Serviço de Fazenda Experimental (SFE), acredita que o bate-papo vai ser uma oportunidade de resgatar histórias da  criação da Floresta e de pensar em atividades futuras. “Vamos contar com a participação especial do Rogério Maurício, que é ex-servidor da Funed e foi o responsável por formalizar a área como Floresta Estadual, e de Paulo Ferreira, da área de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente de Betim”, conta.

Para Fabiana Barbosa, do Serviço de Gestão Ambiental (SGA), o encontro vai permitir que todos tenham a dimensão do potencial ecológico da Floresta e da própria Fazenda da Funed. “Compartilhando conhecimentos sobre esse espaço, conseguiremos pensar em soluções e propostas para aproveitá-lo da melhor maneira possível”, acredita.

Acesse o canal da Funed e ative o lembrete para participar desse encontro. Haverá um convite especial para os servidores durante a conversa.

Programação

15h: Abertura, boas-vindas e apresentação dos convidados (Fábio de Souza Luiz – Serviço de Fazenda Experimental da Funed)

15h10 às 15h25: Potencial Ecológico da Floresta São Judas Tadeu (Fabiana Barbosa (Serviço de Gestão Ambiental da Funed) e Paulo Ferreira  (Secretaria de Meio Ambiente de Betim).

15h25 às 15h40: A história da Floresta Experimental São Judas Tadeu – como tudo começou (Rogério M. Maurício, ex-servidor da Funed – Graduado em Engenharia Agronômica, especialista em Irrigação e Drenagem, mestre em Zootecnia, doutor em Ciência Animal pela The University of Reading – Inglaterra (1999) e Pós-doutor pela University of Hohenheim – Alemanha. Trabalhou na Funed de 1988 a 2011, lotado na Fazenda Experimental São Judas Tadeu. Desde 2011, é professor associado no Departamento de Engenharia de Biossistemas (DEPEB), na Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Também é professor e orientador (mestrado e doutorado) do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia na Escola de Veterinária da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG-EV), desde 2002.

15h40 às 15h55: A importância da manutenção e da preservação desse espaço – um convite especial aos servidores. (Fábio de Souza Luiz – Serviço de Fazenda Experimental).

15h55 às 16h: Agradecimentos e Encerramento