Cerca de 280 municípios participaram do treinamento para envio de amostras biológicas

Araporã, Caparaó, Ferros, Indianópolis, Jaíba, Patos de Minas, Nanuque, Uberlândia. Esses foram apenas alguns dos 278 municípios que participaram do treinamento gratuito Cadastro e Envio de Amostras Biológicas para o LACEN/MG, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Lacen-MG/Funed), nos dias 14 e 15 de setembro. O conteúdo está disponível no canal da Funed no YouTube.

Nos dois dias de treinamento, cerca de 470 trabalhadores da saúde que atuam direta ou indiretamente no cadastro ou envio de amostras biológicas para a Funed participaram do encontro ao vivo. O público também interagiu com as facilitadoras, que esclareceram diversas dúvidas sobre o processo. Até o momento, o conteúdo do Youtube já foi assistido por quase 2 mil pessoas.

Desde o início de 2021, a equipe do SGAB tem trabalhado em conjunto com a Unidade de Gestão de Processos de Negócios (UGPN) na melhoria de seus processos. Por meio de avaliações estatísticas do volume de amostras devolvidas ou descartadas e observação da rotina de recebimento das amostras, tornou-se evidente a necessidade de realização de treinamentos das unidades externas de saúde com o objetivo de melhorar o cadastro no GAL, assim como o armazenamento e envio das amostras para a Funed. Essa ação contempla também o serviço disponível no Portal MG, que é o de solicitar Análises Laboratoriais em Saúde Pública.

Para Ana Luísa Furtado Cury, chefe da Divisão de Epidemiologia e Controle de Doenças do Lacen-MG/Funed, o treinamento superou as expectativas. “Antes da pandemia, estávamos acostumados a lotar nosso auditório para esse treinamento, o que já era muito positivo. A edição on-line nos trouxe muitos desafios, mas, ao mesmo tempo, a partir do momento que vencemos as barreiras que esse momento nos impõe, conseguimos vislumbrar novas possibilidades para os próximos. A grande vantagem da capacitação remota é que o conteúdo segue disponível para ser acessado de acordo com a necessidade dos profissionais da saúde”, avaliou Ana Luísa. De acordo com a gestora, a dedicação de toda a equipe da Funed foi fundamental para que o conteúdo chegasse às equipes da ponta que precisam da informação em sua rotina de trabalho.

Em breve, também será disponibilizado no site da Funed um documento com perguntas e respostas de outras dúvidas que surgiram ao longo do treinamento.