De 6 a 8/10, confira a Semana de Ciência e Tecnologia da Funed

De 6 a 8 de outubro, a Funed realiza a ComCiência e entrega o XIII Prêmio Carlos Ribeiro Diniz

Em outubro, o Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicação (MCTIC) realiza a 18ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com o tema A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planetaDe 6 a 8 de outubro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) também promove a sua semana on-line, a ComCiência, que traz uma programação de palestras sobre temas diversos e a XIII edição do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz.

De acordo com Giselle Cotta, integrante da comissão organizadora do evento, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é realizada na Funed desde 2009 e marca um importante lugar que a Fundação ocupa na área de ciência e tecnologia em Minas Gerais. “Para os estudantes, é uma oportunidade de trocar experiências com diversos profissionais da Funed e de outras instituições e de participar de debates sobre temas científicos relevantes na atualidade”, afirma.

Além da programação com palestras de cientistas de diferentes áreas e instituições, o evento também inclui a entrega do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, que vai reconhecer trabalhos de pesquisa desenvolvidos na Funed, em 2020 e 2021, sob orientação de pesquisadores da instituição. Estudantes do Ensino Médio, Graduação e da Pós-Graduação em Biotecnologia da Funed receberão prêmios em dinheiro pelas iniciativas desenvolvidas.

“O prêmio é a chance de o estudante externar todo o aprendizado técnico e humano que adquiriu ao longo de um período trabalhado na Funed. O contato com o orientador e com os avaliadores oferece a esses estudantes amadurecimento e novas perspectivas sobre o trabalho deles e da Fundação como um todo. Participar de um prêmio como esse pode abrir boas oportunidades para o futuro”, acredita Giselle.

A programação será transmitida pelo canal da Funed no Youtube.

Confira a programação completa e participe!

1º DIA – 6/10/2021 – quarta-feira

8h30: Abertura e boas-vindas  (Dario Brock Ramalho -Presidência)

8h35: Abertura e boas-vindas (Sílvia Fialho – Diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed)

8h40 às 9h: Grupos de pesquisa do CNPQ/DPD. Quem são e o que têm feito em CT&I e empreendedorismo em prol da sociedade?  (Luciana Maria Silva Lopes – Presidente do Comitê de Assessoramento Científico – CAC- da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed)

9h às 9h40: Práticas e possibilidades para a produção de um conhecimento realmente transversal. (Vanderlan da Silva Bolzani – Academia Brasileira de Ciências)

2º DIA – 7/10/2021 – quinta-feira

9h às 10h: Ética em experimentação animal e metodologias alternativas in vitro para redução do uso em modelos animais.  (Clara Guerra Duarte – Serviço de Toxinologia Molecular da Funed – e Stephanie Stransky – Albert Einstein College of medicine)

3º DIA – 8/10/2021 – sexta-feira

8h às 13h: Apresentação dos finalistas do Prêmio Carlos Ribeiro Diniz, em cada categoria

14h às 15h: A ciência produzida e a ciência percebida – os desafios de se fazer e divulgar o conhecimento científico (Maurício Guilherme Silva Júnior –  pesquisador e divulgador da ciência-UNI-BH).

15h às 15h15: Anúncio dos ganhadores do XIII Prêmio Carlos Ribeiro Diniz e encerramento

Publicado em: 28 de setembro de 2021 17:07

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:34