Funed realiza treinamento para envio de amostras biológicas

Nos dias 14 e 15 de setembro, das 10h às 11h30, o Laboratório Central de Saúde Pública da Fundação Ezequiel Dias (Lacen-MG/Funed) vai realizar o treinamento on-line “Cadastro e Envio de Amostras Biológicas para o LACEN/MG”. O encontro é gratuito, destinado aos trabalhadores da área de saúde que exercem atividades relacionados ao cadastro ou envio de amostras biológicas para a Funed e será transmitido pelo canal do YouTube da Fundação.

As etapas de envio e cadastro de amostras são tão importantes quanto a realização da análise laboratorial em si, pois são essas etapas que fazem com que o exame seja feito com qualidade, de forma a assegurar a saúde e a segurança dos usuários dos serviços de saúde e seja realizada no tempo desejado.

No dia 14, o treinamento vai mostrar o cadastro no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (Gal), explicando o funcionamento do sistema e as instruções para cadastro.

Já no dia 15, serão abordados o passo a passo para o envio de amostras biológicas, os critérios para rejeições de amostras e serão apresentadas as estatísticas de devolução de amostras que chegam ao Lacen-MG/Funed, com o objetivo de evitar esse tipo de ocorrência.

Nos dois dias haverá espaço para comentários e esclarecimento de dúvidas dos participantes. De acordo com Michelle Rodrigues da Costa Lara, chefe do Serviço de Gerenciamento de Amostras Biológicas da Funed, esse trabalho é essencial para que o Lacen-MG/Funed consiga entregar resultados com segurança e no tempo que o usuário precisa. “Sabemos que este é um trabalho rotineiro, mas essencial para que toda a análise seja bem feita. Com a rotatividade de trabalhadores na área de saúde, é fundamental manter as equipes permanentemente treinadas”, afirma Michelle.

Confira a programação abaixo e inscreva-se por este link para receber o certificado de participação.