Talidomida: Funed realiza evento virtual voltado a trabalhadores da saúde

Dia 25/11, Funed realiza evento virtual voltado a trabalhadores da saúde

No dia 25 de novembro, às 10h, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) promove o evento on-line Talidomida: controle e segurança de uso. O encontro tem o objetivo de discutir sobre o controle necessário para promover o uso seguro do medicamento Funed Talidomida, indicado para o tratamento da hanseníase, do mieloma múltiplo, da síndrome mielodisplásica e do lúpus.

O evento é aberto ao público e será transmitido pelo canal da Funed no Youtube, e se destina especialmente aos profissionais de saúde que trabalham na assistência farmacêutica e nas Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica dos estados e municípios, e aos profissionais das Unidades Públicas Dispensadoras de Talidomida (UPDTs). Para participar, interessados devem se inscrever por este link. 

De acordo com a farmacêutica e chefe do Serviço de Farmacovigilância e Estudos Clínicos da Funed, Cristine de Araújo Silva, promover encontros como esse é fundamental para atualizar informações acerca do medicamento. “O Funed Talidomida é um medicamento importante e seu uso prevê um controle muito rigoroso. Manter os profissionais devidamente atualizados sobre os procedimentos e normativas, e trazer à discussão diferentes experiências é uma forma de garantir a segurança dos pacientes”, afirma.

O evento contará com palestrantes que abordarão os temas: Eventos Adversos com o uso de Talidomida, Controle e Segurança da Talidomida, Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária no controle da Talidomida em Minas Gerais e Segurança do Uso – mecanismo de acompanhamento do paciente.  A mediação do encontro será feita pela farmacêutica e gerente da Divisão de Garantia da Qualidade da Funed, Amanda Teixeira.

Confira a programação completa e participe!

10h: Abertura

10h05: Eventos Adversos com o uso de Talidomida – Paula Lana de Miranda Drummond – farmacêutica industrial e especialista em Vigilância Sanitária. Mestre e doutoranda em Medicamentos e Assistência Farmacêutica em projeto de pesquisa farmacoepidemiológico sobre efetividade e segurança de talidomida e qualidade de vida de pacientes com mieloma múltiplo. Atua em Farmácia Industrial, com ênfase em Assuntos Regulatórios, com experiência em indústrias privadas e pública, atualmente, na Fundação Ezequiel Dias. Professora voluntária no Departamento de Farmácia Social, da Faculdade de Farmácia da UFMG. Bolsista no projeto de extensão Serviço de Informação Reativa do Centro de Estudos do Medicamento (Cemed/UFMG).

10h15: Controle e Segurança da Talidomida – Alessandro de Souza Melo – farmacêutico e especialista em Saúde Coletiva. É Autoridade Sanitária da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais e responde pela Diretoria de Vigilância em Medicamentos e Congêneres.

10h30: Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária no controle da Talidomida em Minas Gerais – Gláucia Dias Gonçalves – farmacêutica e especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica. Atua na Secretaria de Estado de Saúde na Superintendência de Assistência Farmacêutica. É referência técnica para o programa de Hanseníase na Diretoria de Medicamentos Estratégicos com gestão da programação e distribuição de medicamentos, incluindo a talidomida que atende também outros agravos.

10h45: Segurança do Uso – mecanismo de acompanhamento do paciente – Alessandro de Souza Melo, Gláucia Dias Gonçalves e Paula Miranda.

11h: Perguntas e Respostas

11h15: Encerramento

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 22 de novembro de 2021 12:19

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:34