Conheça as Fundações de Apoio credenciadas pela Funed

Conheça as instituições credenciadas pela Funed

Em abril deste ano, a Fundação Ezequiel Dias (Funed) abriu um Chamamento Público nº 01/2021 para registro e credenciamento, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sede), das Fundações de Apoio interessadas em estabelecer parceria como executoras da gestão administrativa, operacional e financeira dos projetos de pesquisa, ensino e extensão. Após o trâmite legal, oito Fundações de Apoio foram credenciadas  na Sede para atendimento das demandas da Funed. Confira a relação neste link.

De acordo com a diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Funed, Sílvia Fialho, concluir o processo de credenciamento das Fundações de Apoio é uma conquista importante, pois vai facilitar o desenvolvimento de projetos  de  ensino,  pesquisa  e  extensão  e  de  Desenvolvimento  Institucional,  Científico,  Tecnológico  e  de  Inovação. “As Fundações de Apoio têm um papel fundamental na gestão  administrativa,  operacional  e  financeira  dos  projetos  de  pesquisa,  ensino  e  extensão. Com a intermediação delas, ações  que  tenham  como  objetivo  a  geração  de  produtos, processos e serviços inovadores, transferência e a difusão de tecnologia podem ser desenvolvidas com mais agilidade e, assim, chegarem aos seus públicos de interesse”, explica.

Esse processo também está de acordo com o  Decreto  Estadual    47.442,  de  2018, que  estabelece  as  diretrizes  para  a  relação  entre  as  Fundações  de  Apoio,  as  Instituições de Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (ICTMG)  e  as  agências  de  fomento.