Trabalho sobre malária da Funed vence Prêmio Inova 2021

O trabalho Diagnóstico remoto e proficiência 3D para malária, do pesquisador do Serviço de Doenças Parasitárias (SDP) da Funed, Job Alves de Souza Filho, ganhou o primeiro lugar no Prêmio Inova 2021, na categoria Ideias Inovadoras Implementáveis. A premiação ocorreu nesta sexta-feira (10/12), com cerimônia transmitida pelo YouTube da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag). Clique aqui para acompanhar a cobertura.

O trabalho vencedor propôs uma solução para modernizar o diagnóstico da malária no estado, doença negligenciada que ainda causa muitas mortes no Brasil. Para o diretor do Instituto Octávio Magalhães, diretoria responsável pelo Serviço de Doenças Parasitárias, Glauco Carvalho, a conquista do Prêmio Inova pelo servidor Job Alves é um reconhecimento da sua dedicação à Saúde Pública e representa um passo importante na ampliação dos cuidados com a malária. “Sua iniciativa indiscutivelmente contribui para que a Funed continue cumprindo sua missão, protegendo e promovendo a saúde”, destaca o diretor.

Job Alves também ressalta a importância de premiações como o Inova, patrocinado pelo Governo de Minas e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), uma vez que são uma oportunidade e incentivo ao desenvolvimento de ideias inovadoras. “Infelizmente, muitas boas ideias que poderiam ter um grande impacto para a população nunca chegam a ser executadas. Fiquei muito feliz em ver o meu projeto que tem o foco em melhorar o acesso e a qualidade diagnóstica da malária ficar entre os finalistas, e ainda mais com a premiação em primeiro lugar. Meu desejo é que essa premiação incentive outras ideias inovadoras na Funed a saírem do papel e darem frutos com real benefício para a população”, destaca o vencedor.

Sobre o trabalho
Para entender o surgimento da proposta de diagnóstico remoto e ensaio de proficiência 3D para a malária, o pesquisador Job conta que foram considerados diversos fatores. O primeiro é o grande número de casos e mortes por malária, cerca de 230 milhões de casos anualmente, notificados no mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). “A OMS também tem alertado para um aumento das mortes por malária devido à pandemia de covid-19 e os impactos sobre o diagnóstico e tratamento da malária”, ressalta Job.

Um segundo fator importante é que um diagnóstico parasitológico, que visualiza o parasito no sangue, deve ser realizado rapidamente (em até 24 horas) e ser assertivo, para evitar mortes e complicações por malária. “Em regiões fora de áreas endêmicas, como em Minas Gerais, a letalidade chega a ser 150 vezes maior que em uma área endêmica, devido à falta de diagnóstico”, alerta o pesquisador. Por último, Job ressalta que o diagnóstico parasitológico é essencial para esclarecer os casos de malária e o microscopista deve saber diferenciar as centenas de formas do parasito e identificaras espécies. “É comum os microscopistas apresentarem dificuldade em realizar um diagnóstico adequado quando ocorre uma suspeita clínica”, avalia.

“A malária é um dos flagelos da humanidade. Figura entre as maiores, se não a maior causa de mortes em toda a história. E mesmo sendo a causa de tantas mortes, é uma doença negligenciada, com investimentos reduzidos em pesquisas, diagnóstico, produção de medicamentos e em seu controle. Portanto, é gratificante que um trabalho com o foco em aprimorar e modernizar o diagnóstico da malária seja finalista dessa importante premiação. Espero que a participação nesta etapa final tenha como consequência um maior interesse de profissionais de saúde e da população em geral sobre o tema, e sensibilize nossos governantes para o cuidado com a malária”, enfatiza o pesquisador e finalista do Prêmio Inova.

Leia mais sobre os projetos vencedores do Prêmio neste link.

Veja mais notícias de: Destaque

Publicado em: 10 de dezembro de 2021 17:56

Última atualização: 03 de outubro de 2022 15:34

3 comentários em “Trabalho sobre malária da Funed vence Prêmio Inova 2021

  • 14 de dezembro de 2021 em 11:13
    Permalink

    Parabéns ao pesquisador Job Alves de Souza Filho. A audácia em pesquisar fora do foco de incidência da malária, contudo, provando contágio em Minas Gerais foi mais do que uma conquista. Demonstra ao Estado a hora em se investir ainda mais em Saúde Pública. A saber torna-se necessário dobrar a prevenção e os cuidados a todos os vetores de arboviroses uma vez que regiões como a Vertente do Caparaó, a qualquer momento, será alvo das mineradoras, ou seja, a medida em que houver avanço na fauna e flora, os animais vetores, água contaminada e demais meios de contágio estarão colocando em risco a vida da população como um todo.
    Fico a disposição para um network da parte do pesquisador e demais colaboradores. Um abraço!

  • 10 de dezembro de 2021 em 20:01
    Permalink

    Todo louvor honrra e gloria seja dado ao Deus vivo e verdadeiro que vem dando conhecimento e sabedoria ao meu filho ouvindo assim minhas oracoes mesmo antes de job existir pois tive um progeto de orar pelos meus filhos mesmo antes deles serem concebidos e Deus tem honrrado em seu infinito poder e sabedoria estou muito feliz por esta vitoria e meu desejo e que o mesmo Drus que capacitou job ate agora continue na retaguarda de job a cada dia e momento sou grata a Deus pela vida de job e por tudo.

  • 10 de dezembro de 2021 em 19:45
    Permalink

    Parabéns Deus te abençoe !

Fechado para comentários.