Programa Ciência em Movimento retoma exposições presenciais

Após dois anos em modalidade remota, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia de covid-19, o Programa Ciência em Movimento volta para a estrada. A primeira cidade a receber as exposições presenciais será Coqueiral, município localizado no sul de Minas Gerais, a 275 Km de Belo Horizonte. As capacitações dos profissionais da saúde também serão retomadas, porém  mantidas em formato virtual.

A ideia é dar continuidade, de maneira presencial, às importantes ações de popularização da ciência desenvolvidas pelo Programa da Fundação Ezequiel Dias (Funed), após pausa das ações itinerantes. Giselle Cotta, chefe do Serviço de Coleção Científica e Popularização da Ciência, explica que, como o momento atual ainda exige cuidados, os treinamentos dos agentes de saúde locais serão mantidos no modelo remoto e vão acontecer nos dias 9 e 10 de março. “Isso vai evitar a aglomeração desses profissionais e também proporcionar que outros interessados participem das capacitações. O interessante é que esse material também seja  disponibilizado  para consultas posteriores no canal do YouTube da Funed”, afirma.

No treinamento, os agentes de saúde, de zoonoses e demais interessados de Coqueiral, conhecerão um pouco mais sobre arboviroses, abelhas, serpentes e aracnídeos. O conteúdo será ofertado por profissionais especializados na Funed.

Exposição

A primeira exposição presencial do Ciência em Movimento em 2022 vai acontecer de 14 a 18 de março, na quadra Poliesportiva Municipal Aureliano Chaves de Mendonça, e será voltada a alunos e professores das escolas da Educação Infantil e dos ensinos Fundamental e Médio, além dos demais interessados.

Giselle explica que o programa está voltando com uma proposta minimalista, na qual é possível explorar mais e melhor cada objeto exposto. “Dessa forma, será possível otimizar o tempo de visitação à exposição. Em função da necessidade de isolamento social, a estrutura de dentro do caminhão não será usada. A exposição será montada em uma quadra esportiva, ocupando um total de 200 metros quadrados. Também levaremos novos jogos pedagógicos e materiais expositivos”, conta.

Agenda em Coqueiral

Evento: Treinamento dos agentes de saúde
Data e hora: 9/3, das 13h às 15h30; 10/03, das 13h às 16h
Onde: Transmissão pelo Canal do YouTube da Funed